A Engenharia Civil vem trabalhando muito para se colocar na vanguarda da inovação, principalmente eficaz e ecologicamente responsável na construção civil. A notícia que compartilhamos neste artigo não é recente, mas vale sempre ser relembrada. Em meados de 2019, foi destaque nas redes a informação de que os pesquisadores descobriram como produzir tijolos de cogumelos como alternativa ao uso do concreto. Isto é, certamente, uma promessa de revolução para a indústria.
Lembrando que atualmente um dos maiores desafios que enfrentamos no mundo é o impacto das ações humanas no meio ambiente. E, neste contexto, a produção do concreto é um problema, consumindo muitos recursos naturais e gerando grandes quantidades de emissões de CO2, contribuindo para um aumento do efeito estufa.
Sendo assim, a ideia de usar peças a base de cogumelos no lugar de concreto em obras de Engenharia vem trazendo, desde então, uma perspectiva positiva para o futuro da construção. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Explorando o poder das raízes dos cogumelos
Você sabe o que é micélio? Pois bem, o micélio é o sistema de raízes dos cogumelos. Ele age como uma "cola biológica" capaz de transformar, via processo de crescimento controlado, por exemplo, resíduos agrícolas em massa sólida. Na natureza, faz um papel fundamental na decomposição de matéria orgânica. E a ideia da Engenharia é explorar este potencial de maneira revolucionária, com foco na construção civil.
Pode não parecer, mas o micélio é um material que pode oferecer às obras uma resistência comparável ao concreto, mas com a vantagem de ser biodegradável e ainda resistente ao fogo, água e mofo.
Fabricação de tijolos de cogumelos para construção civil
Foi o especialista em fungos Philip Ross quem descobriu estas características únicas ao estudar a rede de fibras de raízes de cogumelos sob o solo. Ele realizou alguns testes e concluiu que, quando cultivado em substratos como serragem ou palha (ou seja, a seco), o micélio se entrelaça e se torna um material leve e sólido, com propriedades estruturais. A partir disso, abriu-se um mundo de possibilidades.
LEIA MAIS
Ross entendeu que seria possível moldar com o micélio peças de diversas formas, como paineis, móveis e tijolos de construção. E para concluir, que essa produção requer menos energia e recursos, em comparação com a produção de concreto, diminuindo a pegada de carbono das obras.
Aplicações dos tijolos de cogumelos na Engenharia Civil
A inovação de Ross não ficou apenas no papel. Em 2014, o escritório de arquitetura The Living, em colaboração com a empresa Ecovative, utilizou tijolos feitos de resíduos agrícolas, incluindo talos de milhos cultivados e moldados pelo micélio de cogumelos, para construir a impressionante torre Hy-Fi de 12 metros de altura, no pátio do MoMA PS1, em Nova York. A estrutura, apesar de efêmera, provou a estética, viabilidade e a robustez do material. E, para completar, acabou vencendo o concurso Young Architects do mesmo ano.
Após a desmontagem da Hy-Fi, os tijolos de cogumelos foram enviados para compostagem, sem deixar resíduos prejudiciais ao ambiente, fechando o ciclo de sustentabilidade. Essa iniciativa foi mais um exemplo positivo, mostrando que a construção civil é capaz de, enfim, deixar um impacto positivo no planeta.
Veja Também: Exemplos de tijolos fabricados com resíduos
Oportunidades para a construção com tijolos de cogumelos
Atualmente, já se sabe que as peças moldadas em cogumelos podem chegar a apresentar propriedades físicas até superiores às do concreto. O micélio é versátil, podendo ser cultivado e moldado em diversos formatos. E a questão de ele ser biodegradável sempre contará mais pontos na opinião dos engenheiros que buscam alternativas para uma construção civil mais verde.
Apesar de todas as vantagens, a utilização de micélio na Engenharia ainda enfrenta desafios, incluindo a necessidade de mais provas que garantam sua durabilidade em condições climáticas e ambientes, eficácia e competitividade em escala industrial. A boa notícia é que há muitos investidores em biotecnologia interessados em patrocinar as pesquisas. Por fim, será preciso estabelecer normas e regulamentações específicas para o uso do material.
À medida que a conscientização sobre ecologia aumenta, inovações como a proposta de Philip Ross ganham mais destaque no mercado. Os tijolos de cogumelos são só um dentre muitos exemplos de como a indústria da construção civil pode caminhar para um futuro mais sustentável.
Veja Também:
Fontes: Click Petróleo e Gás.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.