Redação 360 09/03/2023
A Engenharia Moderna se esforça em encontrar alternativas para construção civil que possam frear o aquecimento global, sobretudo as emissões de CO2. E depois do concreto e do aço, o tijolo é foco da investigação. Trouxemos exemplos de novas tecnologias!
Foram usados na Casa Cork, na Inglaterra, blocos interligados de cortiça, empilhados como LEGO, sem a necessidade de argamassa ou cola. O produto será oferecido em forma de kits, para estruturas desmontáveis, recicladas e reutilizadas.
Ellie Birkhead propõe o uso de cabelo e esterco de cavalo e lã de fazenda para reforçar tijolos de barro não queimados. Seria uma forma de se gerenciar resíduos de maneira mais circular.
Um tijolo desenvolvido em Mumbai, na Índia, seria enriquecido com terra, carvão e fibras de bucha, criando bolsões de ar para reduzir a quantidade de cimento ou argila para a sua produção. As peças promoveriam a biodiversidade local.
Pesquisadores da Universidade do Cabo apresentaram um projeto para o reaproveitamento de urina humana, areia e bactérias combinadas em moldes em forma de tijolo, deixando o produto final muito mais forte.
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.