Engenharia 360

Guerra Híbrida e Cibersegurança: Desafios Éticos e Ataques no Ciberespaço

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/03/2023 | Atualizado em 09/10/2023 3 min
Imagem gerada em IA de Freepik

Guerra Híbrida e Cibersegurança: Desafios Éticos e Ataques no Ciberespaço

por Redação 360 | 03/03/2023 | Atualizado em 09/10/2023
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

Nota: No dia 7 de outubro de 2023, o mundo acordou com a triste notícia de que Israel estava sendo atacada dentro de seu território pelo grupo terrorista Hamas. Este, certamente, é um momento significativo na evolução da guerra, no qual podemos inserir o debate da questão da cibersegurança.

Especialistas afirmam que este ataque é o primeiro caso documentado coordenado com auxílio digital, decisivo na evolução da guerra híbrida, que combina guerra cibernética e guerra física. Israel começou sua resposta bombardeando um prédio que supostamente servia de base para hackers agentes de inteligência do Hamas. Esse poderia ser só o começo de um novo modelo de guerra moderna, em que oponentes, considerados desarmados e não ameaçadores, ameaçam se valendo das novas tecnologias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, como podemos esperar que os países tratem o ciberespaço como um domínio de guerra? Será que conflitos como este serão cada vez mais frequentes?


O uso de soluções como do ChatGPT marca uma fase inicial de interação com novas tecnologias. Muitos exploraram o chatbot, reconhecendo seu potencial, enquanto outros identificaram suas limitações, cientes de que o sistema está em constante aprimoramento. Entretanto, surgem preocupações sobre o impacto do ChatGPT na cibersegurança e na ética de sua utilização.

Por exemplo, há especulações sobre seu potencial uso por cibercriminosos, que podem empregar sua habilidade para criar textos de phishing direcionados a indivíduos e empresas, bem como para desenvolver códigos maliciosos e ransomwares.

Cibersegurança
Imagem de madartzgraphics em Pixabay

Veja Também: ChatGPT: como usar esta nova tecnologia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que o ChatGPT 'Free' pode ser um risco para a sociedade?

O cenário de risco é evidente. Atualmente, qualquer pessoa pode acessar o ChatGPT gratuitamente. A OpenAI, a desenvolvedora do chatbot, planeja manter uma versão gratuita, mesmo que introduza uma versão paga mais avançada no futuro. Isso significa que criminosos podem obter acesso a um mecanismo pronto para uso, sem a necessidade de pagar quantias elevadas, tornando-o disponível a todos, inclusive em fóruns da darkweb.

"(...) a IA não precisa descansar: novos códigos maliciosos podem ser gerados, por uma plataforma que está aprendendo a todo momento." - Paulo Trindade, Gerente de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da ISH Tecnologia, em reportagem de Terra.

Veja Também:

Bate-papo com ChatGPT: a influência da inteligência artificial no futuro da engenharia

Guerra tecnológica: Google apresenta Bard, para concorrer com ChatGPT

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pontos levantados pelos especialistas

Programadores especializados buscam tranquilizar o público, argumentando que o ChatGPT possui medidas de moderação para evitar respostas a perguntas de natureza maliciosa ou criminosa. A OpenAI, claro, não deseja se envolver em atividades ilegais ou prejudicar sua reputação devido a ações de terceiros. No entanto, é válido questionar se criminosos eventualmente podem contornar essas medidas, e a resposta é sim.

chatgpt
Imagem de B_A em Pixabay

Veja Também:

Especialistas pedem interrupção nas pesquisas de sistemas de Inteligência Artificial como ChatGPT

Série ChatGPT: usar inteligência artificial pode comprometer a educação dos jovens?

O problema reside no fato de que o ChatGPT lida com jogos de palavras. Dependendo da pergunta ou da abordagem utilizada, incluindo termos lúdicos, a plataforma pode fornecer informações desejadas. Em teoria, qualquer tecnologia pode ser usada para fins fraudulentos, e chatbots como esse podem contribuir para o aumento dos ataques cibernéticos.

No entanto, é possível adotar uma perspectiva otimista, acreditando que os aprimoramentos na segurança cibernética sejam eficazes. Além disso, é importante que as pessoas busquem soluções cada vez mais robustas para proteger seus dados pessoais e as empresas. Não podemos conter o avanço tecnológico, mas, com um controle adequado, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta benéfica para a cibersegurança.

Com relação à notícia apresentada no início deste texto, sobre o ataque em Israel e a evolução da guerra híbrida, esta é uma preocupação crescente que levanta questões sobre como os países abordarão o ciberespaço como um domínio de guerra e se esses conflitos se tornarão mais frequentes.

Qual é a sua opinião sobre essa questão? Concorda que tecnologias como o ChatGPT podem representar um risco para a segurança? E como enxerga o futuro da Inteligência Artificial, especialmente no contexto das questões de segurança? Compartilhe seus comentários abaixo!

Veja Também:


Fontes: Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo