Engenharia 360

ChatGPT e a cibersegurança: será que a IA está sendo usada de maneira ética e segura?

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/03/2023 3 min

ChatGPT e a cibersegurança: será que a IA está sendo usada de maneira ética e segura?

por Redação 360 | 03/03/2023
Engenharia 360

Pode-se dizer que ainda estamos em fase de namoro com a tecnologia ChatGPT. Muitos já testaram o chatbot e confirmaram o seu potencial; outros apontaram as suas deficiências, mas sabendo que o sistema ainda está sendo aprimorado. Ao mesmo tempo, alguns especialistas especularam sobre o impacto do ChatGPT sobre a Inteligência Artificial na cibersegurança. Por exemplo, sendo usufruída por cibercriminosos, com conhecimento para redigir textos de phishing, para atingir alvos ou empresas, ainda produzindo códigos de malwares e ransomwares.

chatgpt
Imagem de madartzgraphics em Pixabay

Por que o ChatGPT ‘Free’ pode ser um risco para a sociedade?

Parece que o cenário é de alto risco. Pense bem, hoje qualquer um pode acessar o ChatGPT sem pagar nada. E a empresa OpenAi, desenvolvedora do chatbot, pretende manter uma versão aberta mesmo que venha a apresentar um modelo pago mais eficiente no futuro. Isso quer dizer que os criminosos não precisam pagar altas quantias para terem acesso a um malware que é vendido pronto para uso em fóruns da darkweb. Pelo contrário, ele é disponibilizado gratuitamente por uma ferramenta acessível a todos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“(…) a IA não precisa descansar: novos códigos maliciosos podem ser gerados, por uma plataforma que está aprendendo a todo momento.” – Paulo Trindade, Gerente de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da ISH Tecnologia, em reportagem de Terra.

Veja Também:

ChatGPT: como usar esta nova tecnologia?

Os pontos levantados pelos especialistas

Especialistas em programação tentam tranquilizar explicando que o ChatGPT possui medidas de moderação para evitar que o sistema responda determinadas perguntas, sobretudo de cunho malicioso e criminoso. Claro que a própria OpenAi não tem intenção de se envolver em problemas com a lei, muito menos ter a sua imagem denegrida por possíveis repercussões negativas de ações de terceiros. Mas será mesmo que os criminosos não podem eventualmente conseguir driblar estas medidas? Claro que sim!

chatgpt
Imagem de B_A em Pixabay

O problema é que o ChatGPT funciona como um jogo de palavras. Dependendo do que se pergunta ou da forma como se pergunta – como via termos lúdicos – a plataforma pode repassar a informação desejada. Na verdade, em tese, qualquer tecnologia pode ser usada para aplicações de golpes. Então, este chatbot e outros mais podem contribuir para que a Inteligência Artificial seja uma ferramenta para aumentar os ataques cibernéticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por outro lado, podemos ser otimistas, acreditando que os reforços gerados na segurança cibernética deem certo. Também vale as pessoas buscarem cada vez mais soluções de proteção de dados pessoais e de empresas. Porque uma coisa é certa, não temos como frear o avanço das tecnologias. E se controlarmos bem esse crescimento, ele até pode ser benéfico para a cibersegurança.

Qual a sua impressão sobre o caso? Concorda que tecnologias como ChatGPT podem ser um risco à nossa segurança? E como você vê o futuro da Inteligência Artificial, sobretudo nas engenharias? Escreva na aba de comentários!


Fontes: Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo