Engenharia 360

China ou Estados Unidos: descubra onde fica o maior aeroporto do mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2022 | Atualizado em 04/02/2022 4 min

China ou Estados Unidos: descubra onde fica o maior aeroporto do mundo

por Redação 360 | 19/01/2022 | Atualizado em 04/02/2022
Engenharia 360

Como medir a grandiosidade de um aeroporto? Sim, a maior parte dos aeroportos ao redor do mundo são majestosos, com uma arquitetura esplêndida, ocupando uma grande área de terreno e servindo de ponto de partida para milhares de voos. Só a sua pista já é relativamente extensa. Mas será que este seria o critério ideal para determinar o maior do mundo? Ou seria a capacidade de funcionamento? Fica a dúvida!

“Conflito” China x Estados Unidos

Falando em extensão, poderíamos colocar o Beijing Daxing International Airport, em Pequim, em primeiro lugar. Sua área é o equivalente a 98 campos de futebol ou 700 mil metros quadrados, destinados a receber cerca de 100 milhões de passageiros por ano. Mas, recentemente, a Airports Council International (ACI) World publicou uma lista com os nomes dos maiores aeroportos e ela considerou o tráfego de passageiros, volumes de carga e movimento de aeronaves. E no topo da lista ficou o Aeroporto Internacional Guangzhou Bai Yun, também na China – com o aeroporto de Dubai líder em passageiros em voos internacionais.

Beijing Daxing International Airport
Imagem reproduzida de Beijing Daxing International Airport – Air & Cosmos – International

O curioso é que, antes disso, o primeiro lugar no ranking era do Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson. Então, será que os Estados Unidos perderam seu posto? Não! Isso porque a lista da ACI foi baseada nos voos realizados em 2020. E todos sabem que, nesta fase, o tráfego global estava comprometido, diminuindo por conta da pandemia – e esta recuperação das viagens ainda nem foi percebida. Então, é provável que este impacto tenha alterado a realidade e que, sim, o Aeroporto de Atlanta ainda seja o maior do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Revista Embarque

Sobre o Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson

Então, vamos considerar que o Aeroporto de Atlanta é, sim, o maior do mundo por conta da sua capacidade de tráfego. Vamos conhecê-lo? Bem, o mesmo está localizado próximo da capital do estado da Geórgia, cerca de 11 km a sul da cidade de Atlanta. Foi inaugurado em 1926. E pelo menos até antes de 2020 era o mais movimentado para voos domésticos dos Estados Unidos, atingindo, em 2018, o recorde de 107 milhões de passageiros em um ano. De modo geral, o aeroporto recebe 895 mil pousos e decolagens por ano, o que daria uma média de 100 a cada hora.

Aliás, o ACI é o centro da companhia Delta Airlines. Mesmo assim, em 2020, os números de voos no aeroporto caíram pela metade, chegando apenas a 42,9 milhões de passageiros. Por isso é que acreditamos que, em situações “normais”, ele ainda seria o maior. Por exemplo, algo que justifica esta ideia é que a cidade sedia a Coca-Cola, de modo que recebe muitas conexões de vários lugares do mundo. Esta seria somente uma das muitas razões para o seu fluxo intenso anual!

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de AEROIN
Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Indenizar

Terminais

De fato, o Hartsfield-Jackson impressiona demais pela grandiosidade! São dois terminais domésticos com átrio, cinco saguões mais o grandioso terminal internacional, sem contar os lobbies, corredores e outras interligações, como o trem (SkyTrain), trem automático (Plane Train) e pistas de ônibus (Terminal Connector Shuttle).

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Rafael Trindade em Youtube
Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de wikitechnews.net

A título de curiosidade, o Aeroporto de Atlanta tem áreas de serviço bancários, posto de recarga de telefone, depósito de bagagens, salas de oração, espaço para pais e filhos, espaço kids, espaço de amamentação, espaço pet, posto médico, serviço de postais, serviço de informações turísticas, serviço de assistência em viagens, bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, lojas, conveniência 24hs, lounges, hotéis, e “suítes-minuto” – para descanso de 1h.

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de aeromagazine.uol

Veja Também: Impressionante! Veja quais são os 5 maiores aeroportos ao redor do mundo | Lista 360


Fontes: Aeroportos do Mundo, ATL Fly, Dynas Test, Pan Rotas, Aero Magazine UOL, Segredos do Mundo R7.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo