Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

China ou Estados Unidos: descubra onde fica o maior aeroporto do mundo

por Redação 360 | 19/01/2022 | Atualizado em 04/02/2022

Como medir a grandiosidade de um aeroporto? Sim, a maior parte dos aeroportos ao redor do mundo são majestosos, com uma arquitetura esplêndida, ocupando uma grande área de terreno e servindo de ponto de partida para milhares de voos. Só a sua pista já é relativamente extensa. Mas será que este seria o critério ideal para determinar o maior do mundo? Ou seria a capacidade de funcionamento? Fica a dúvida!

“Conflito” China x Estados Unidos

Falando em extensão, poderíamos colocar o Beijing Daxing International Airport, em Pequim, em primeiro lugar. Sua área é o equivalente a 98 campos de futebol ou 700 mil metros quadrados, destinados a receber cerca de 100 milhões de passageiros por ano. Mas, recentemente, a Airports Council International (ACI) World publicou uma lista com os nomes dos maiores aeroportos e ela considerou o tráfego de passageiros, volumes de carga e movimento de aeronaves. E no topo da lista ficou o Aeroporto Internacional Guangzhou Bai Yun, também na China – com o aeroporto de Dubai líder em passageiros em voos internacionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Beijing Daxing International Airport
Imagem reproduzida de Beijing Daxing International Airport – Air & Cosmos – International

O curioso é que, antes disso, o primeiro lugar no ranking era do Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson. Então, será que os Estados Unidos perderam seu posto? Não! Isso porque a lista da ACI foi baseada nos voos realizados em 2020. E todos sabem que, nesta fase, o tráfego global estava comprometido, diminuindo por conta da pandemia – e esta recuperação das viagens ainda nem foi percebida. Então, é provável que este impacto tenha alterado a realidade e que, sim, o Aeroporto de Atlanta ainda seja o maior do mundo.

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Revista Embarque

Sobre o Aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson

Então, vamos considerar que o Aeroporto de Atlanta é, sim, o maior do mundo por conta da sua capacidade de tráfego. Vamos conhecê-lo? Bem, o mesmo está localizado próximo da capital do estado da Geórgia, cerca de 11 km a sul da cidade de Atlanta. Foi inaugurado em 1926. E pelo menos até antes de 2020 era o mais movimentado para voos domésticos dos Estados Unidos, atingindo, em 2018, o recorde de 107 milhões de passageiros em um ano. De modo geral, o aeroporto recebe 895 mil pousos e decolagens por ano, o que daria uma média de 100 a cada hora.

Aliás, o ACI é o centro da companhia Delta Airlines. Mesmo assim, em 2020, os números de voos no aeroporto caíram pela metade, chegando apenas a 42,9 milhões de passageiros. Por isso é que acreditamos que, em situações “normais”, ele ainda seria o maior. Por exemplo, algo que justifica esta ideia é que a cidade sedia a Coca-Cola, de modo que recebe muitas conexões de vários lugares do mundo. Esta seria somente uma das muitas razões para o seu fluxo intenso anual!

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de AEROIN
Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Indenizar

Terminais

De fato, o Hartsfield-Jackson impressiona demais pela grandiosidade! São dois terminais domésticos com átrio, cinco saguões mais o grandioso terminal internacional, sem contar os lobbies, corredores e outras interligações, como o trem (SkyTrain), trem automático (Plane Train) e pistas de ônibus (Terminal Connector Shuttle).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de Rafael Trindade em Youtube
Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de wikitechnews.net

A título de curiosidade, o Aeroporto de Atlanta tem áreas de serviço bancários, posto de recarga de telefone, depósito de bagagens, salas de oração, espaço para pais e filhos, espaço kids, espaço de amamentação, espaço pet, posto médico, serviço de postais, serviço de informações turísticas, serviço de assistência em viagens, bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, lojas, conveniência 24hs, lounges, hotéis, e “suítes-minuto” – para descanso de 1h.

Aeroporto de Atlanta
Imagem reproduzida de aeromagazine.uol

Veja Também: Impressionante! Veja quais são os 5 maiores aeroportos ao redor do mundo | Lista 360


Fontes: Aeroportos do Mundo, ATL Fly, Dynas Test, Pan Rotas, Aero Magazine UOL, Segredos do Mundo R7.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.