Certamente você já se deparou com vídeos na Internet mostrando cenas assustadoras de bicicletas, scooters e carros elétricos, além de laptops, smartphones e muitos outros dispositivos pegando fogo. E o que eles poderiam ter em comum? Bem, podem ser as baterias de lítio ou melhor de íon de lítio! Elas estão se tornando essenciais em nosso dia a dia, mas talvez representem riscos de incêndios catastróficos, sabia disso? Mas será que podemos evitar isso? É o que discutimos no artigo a seguir, do Engenharia 360. Confira!
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-de-Drone-Girl-reproduzida-de-TecMundo-1.jpg)
A natureza das baterias de lítio
Antes de tudo, vamos começar este texto entendendo do que são feitas as baterias de lítio - porque isso meio que nos ajuda a entender porque elas podem pegar fogo. Pois bem, essas baterias são compostas por células que contêm eletrólitos líquidos inflamáveis. Mas, como apresentam alta densidade energética e longa vida útil, acabaram se tornando as queridinhas dos engenheiros para alimentar uma série de produtos que encontramos à venda hoje no mercado.
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-STA-Eletronica-1.jpg)
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-Mundo-Educacao-UOL-1-1.jpg)
Por outro lado, as baterias de lítio, que têm grande capacidade de armazenar energia, são vulneráveis a falhas que podem resultar em incêndios e até explosões. Isso porque, quando suas células sofrem danos ou falhas internas, pode haver reações térmicas descontroladas. A temperatura interna aumenta rapidamente, resultando em um fenômeno chamado de "fuga térmica", onde a temperatura pode atingir incríveis 1.400 °C em questão de segundos.
As causas mais comuns dos incêndios
Alguns fatores podem contribuir para esse descontrole térmico das baterias de lítio. Listamos algumas para você:
- Problemas no controle de qualidade: Produtos feitos com itens oriundos de fabricantes pouco confiáveis, tendo maior probabilidade de falhas.
- Defeitos de fabricação: Problemas estruturais que levam a curtos-circuitos, como células que não estão devidamente seladas, permitindo que vapores inflamáveis escapem e causem explosões.
- Manuseio incorreto: Utilização de baterias não certificadas e sem mecanismos de segurança para evitar falhas, carregamento com dispositivos incompatíveis e uso excessivo desses acumuladores.
- Armazenamento inadequado: Risco elevado, especialmente se as baterias forem deixadas em locais quentes ou úmidos.
- Perfuração ou danos físicos: Impactos expondo componentes inflamáveis.
- Sobrecarga: Carregadores inadequados gerando excesso de calor.
- Superaquecimento: A temperatura excedendo seus limites seguros, iniciando uma reação em cadeia até o ponto da ignição dos materiais inflamáveis presentes na bateria.
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-Blog-das-Baterias-1.gif)
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-Olhar-Digital-1.jpg)
Os desafios no combate aos incêndios
Tão apavorante quanto as cenas de incêndios de baterias de lítio são as cenas de pessoas tentando combatê-los, pois essa é difícil e arriscada (para humanos, propriedades e meio ambiente).
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-Nexo-Jornal-1.png)
![Entenda os riscos crescentes de incêndios em baterias de lítio e como prevenir acidentes graves baterias de lítio](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-reproduzida-de-DCA-Sistemas-Contra-Incendio-1.jpg)
Entenda o seguinte: numa situação dessas, a intensidade do fogo gerado é muito maior do que o fogo comum. Muitos gases tóxicos são liberados. E usar água para controle das chamas nem sempre será eficaz. Em vez disso, a indicação dos bombeiros é usar agentes extintores específicos, capazes de lidar com as altas temperaturas e reações químicas envolvidas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Simplesmente é impossível eliminar completamente os riscos durante o combate ao incêndio de baterias de lítio. Porém, algumas práticas podem reduzir drasticamente as chances de se iniciar incêndios. Vamos às recomendações:
- Adquirir apenas de dispositivos com certificação conhecida, como a UL (Underwriters Laboratories), e de varejistas confiáveis.
- Usar somente carregadores originais.
- Evitar carregar dispositivos por longos períodos (como deixar o celular a noite toda na tomada).
- Jamais expor as baterias ao calor excessivo.
- Descarte baterias que apresentem inchaço - para isso, siga as diretrizes locais (muitas comunidades oferecem pontos de coleta específicos).
- Substitua baterias antigas por novas certificadas.
O futuro das baterias de lítio
Mesmo com todos os riscos, as baterias de lítio devem continuar a ser exploradas pela engenharia. Ou seja, essas baterias vão ser cada vez mais essenciais na condução da vida moderna. Acontece que as pesquisas dos cientistas devem continuar, com foco em desenvolver alternativas mais seguras, como, por exemplo, modelos de estado sólido, que eliminem o uso de líquidos inflamáveis.
Enquanto essas mudanças de fabricação não ocorrem, o que podemos fazer? Bem, a regulamentação global dos padrões dos itens dos dispositivos eletrônicos já seria um grande passo. O recolhimento do mercado de todos os produtos fora dessas conformidades. E a conscientização dos consumidores sobre as preocupações que devem tomar para evitar acidentes. Porque, sim, podemos aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia revolucionária de forma segura e responsável!
Nossa recomendação é: se ocorrer um incêndio, evacue imediatamente o local e chame os serviços de emergência. Nunca tente apagar o fogo por conta própria, pois a extinção de incêndios envolvendo lítio é extremamente complexa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Conjunto de baterias de grande escala da Tesla pega fogo e preocupa moradores de região da Austrália
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
![Engenharia 360](https://engenharia360.com/wp-content/uploads/2022/02/avatar-social.png)
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.