Engenharia 360

Cascas de batata na produção de materiais ecológicos para a construção civil

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 21/02/2019 | Atualizado em 03/11/2023 3 min
Imagem de ariesa66 em Pixabay
Engenharia 360

Cascas de batata na produção de materiais ecológicos para a construção civil

por Larissa Fereguetti | 21/02/2019 | Atualizado em 03/11/2023
Imagem de ariesa66 em Pixabay
Engenharia 360
Engenharia 360

Ah, batata! Frita, assada, amassada, cozida… É realmente difícil achar alguém que não goste de batata. Agora, mais uma parte desse tubérculo tão amado pode ser usada: a novidade são as pesquisas que usam cascas de batata na produção de materiais ecológicos na construção civil.

cascas de batata na produção de materiais ecológicos
Imagem: rowanskitchen.com

Do lixo ao luxo

Parece estranho, mas usar resíduos orgânicos na produção de outros materiais é uma tendência nova e que, felizmente, está ganhando espaço na ciência. Nós já mostramos aqui no Engenharia 360 sobre o pneu feito de casca de ovo e tomate, por exemplo, e há ainda um grande reaproveitamento de cascas de banana na produção de vários materiais, de cinzas de cascas de arroz para misturar com cimento e reduzir a necessidade de enchimentos, do uso de cascas de amendoim para produzir materiais de baixo custo e muito mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Casca de batata na produção de materiais ecológicos

Se nós já usamos a batata para tantas finalidades, por que não encontrar mais uma para a parte do tubérculo que vai para o lixo? Esse é o objetivo de Greg Cooper, Rowan Minkley e Robert Nicoll, que fundaram a Chip[s] Board.

Cascas de batata
Imagem de Ralph por Pixabay

Veja Também: Estudo avalia o ciclo de vida de materiais utilizados na construção

Na verdade, esses pesquisadores estavam abismados com a quantidade de materiais que é descartada sem reaproveitamento ou reciclagem. Então, começaram a procurar por um novo material que não teria o mesmo impacto ambiental quando fosse descartado.

Os materiais desenvolvidos pela empresa são alternativas aos resinosos derivados da madeira e possuem a vantagem de não ter químicos prejudiciais para o meio ambiente em sua composição, como formaldeídos. Uma mistura de batata é usada como ligante para as fibras da casca (de batata e de outros materiais, como bambu e madeira reciclada) e o resultado final são painéis prensados. Eles podem substituir o MDF, que é rapidamente descartado após o uso na construção civil, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

cascas de batata na produção de materiais ecológicos
Imagem: chipsboard.com

Os detalhes da produção não foram divulgados por causa da solicitação de patente. Outras pesquisas também estudam não só as cascas de batata, mas também o uso de outros alimentos para produzir materiais ecológicos. No caso das batatas, também há pesquisas sobre o uso de sua casca para isolamento acústico.

As maiores fontes de casca de batata que podem contribuir para a produção dos materiais ecológicos são empresas que processam e produzem derivados da batata e grandes restaurantes. A quantidade de cascas de batata que geramos em casa não é suficiente para a produção em massa de materiais ecológicos. Porém, você pode adotar uma composteira para depositar esse tipo de resíduo e ter adubo para as suas plantinhas.

cascas de batata na produção de materiais ecológicos
Imagem: krishijagran.com

Desperdício zero

Acredita-se que um terço da comida produzida no mundo não é consumida. Os motivos são os estragos após a colheita e transporte e o desperdício dos próprios consumidores. Isso, por si só, já é um absurdo, visto que uma parte considerável da população mundial passa fome.

cascas de batata na produção de materiais ecológicos
Imagem: thegreenhubonline.com

Ao usar os restos de alimento para produzir alguns materiais, além da vantagem de menor impacto ambiental (visto que os materiais tendem a ser "ecológicos"), há o fato de que o desperdício pode ser convertido em um recurso de escala industrial. Isso envolve usar a parte da produção considerada danificada e que seria descartada como uma fonte para a produção e consequentemente, menor geração de resíduos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Construction Kenya; Arup; Inhabitat.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo