A mobilidade deu mais um salto rumo ao futuro! Duvida? Recentemente, a fabricante de veículos elétricos XPENG apresentou ao público, durante a 15ª Feira Internacional de Aviação da China (Airshow China), em 12 de novembro, o Land Aircraft Carrier, seu primeiro carro voador. Esse foi um verdadeiro espetáculo tecnológico!
Na ocasião, o que mais chamou atenção dos espectadores foi não só a capacidade desse carro de voar, mas sua integração com um módulo terrestre elétrico. A solução promete, segundo seus designers, reduzir os limites entre o céu e a terra, oferecendo uma alternativa de transporte mais eficiente, sustentável e revolucionário. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
A apresentação do Land Aircraft Carrier
Com base na apresentação na Airshow China, o Land Aircraft Carrier é capaz de realizar manobras impressionantes, inclusive acelerar linear em baixa altitude, subir em espiral, descer de modo controlado e pousar preciso. Todos esses movimentos foram executados com total autonomia, sob o comando de um piloto automático de última geração. E além do desempenho robusto e funcionalidade prática, o design futurista do conjunto também agradou os milhares de entusiastas da aviação e tecnologia presentes no evento.
As características inovadoras do carro voador
Talvez de tudo que esse carro voador e carro elétrico da XPENG possa fazer, é a capacidade de operar automaticamente para voo que mais atrai na tecnologia Land Aircraft Carrier. A ideia dos criadores é facilitar a locomoção das pessoas, além de garantir segurança e eficiência.
Então, basicamente tal engenharia é dividida em duas partes: terrestre e aérea. O módulo terrestre é um veículo elétrico que funciona como um verdadeiro "porta-aviões" para transporte e recarga do dispositivo aéreo (via estação de recarga móvel). Pode-se dizer que isso não apenas facilita o uso do carro voador, como redefine o conceito de mobilidade híbrida. A saber, o processo de acoplamento leva apenas 5 minutos e não requer controle manual, sendo muito prático.
O impacto da tecnologia na mobilidade urbana
Vale destacar que a empresa chinesa XPENG já detém uma importante posição no mercado de veículos elétricos. Mas agora, com o Land Aircraft Carrier, ela se torna uma pioneira na integração de transporte terrestre e aéreo. Segundo especialistas do setor, esta é uma resposta direta às demandas crescentes de grandes metrópoles por soluções de mobilidade que reduzam o trânsito e os tempos de deslocamento. E é possível também que a utilização da tecnologia elétrica em ambos os módulos reforce o próprio compromisso da XPENG com a sustentabilidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
De fato, veículos como o Land Aircraft Carrier provaram em testes serem uma solução mais sustentável em comparação com os veículos convencionais, movidos a combustíveis fósseis. A saber, a utilização de energia elétrica para suas operações reduz as emissões de carbono, contribuindo para um futuro mais limpo.
A milestone achieved! The "Land Aircraft Carrier" has successfully completed its first global public flight at the China Airshow! #XPENGAEROHT #FlyingCar #LandAircraftCarrier #AirshowChina pic.twitter.com/KtlqYoWNcz
— XPENG AEROHT (@XPENG_AEROHT) November 12, 2024
As tendências globais na mobilidade aérea
A XPENG já iniciou a produção em massa do Land Aircraft Carrier. A previsão é de lançar as primeiras unidades já no terceiro semestre de 2025, com as entregas programadas para 2026. Em princípio, a capacidade anual de fabricação do modelo (com módulos terrestre e aérea) é de 10 mil unidades. Cerca de 2 mil pessoas já fizeram suas encomendas, evidenciando o potencial comercial do veículo e a expectativa positiva em relação ao seu desempenho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Só que, apesar do entusiasmo inicial na pré-venda, a aceitação do mercado ainda é uma dúvida. Certamente a confiança na tecnologia será essencial para sua integração no cotidiano das pessoas. A regulamentação para veículos voadores está atrasada em vários países, sem contar que as cidades ainda enfrentam desafios para adaptar suas infraestruturas para suportar esse tipo de transporte. Essas são só algumas barreiras que precisam ser superadas.
Todavia, podemos esperar, sim, uma revolução provocada pelas tecnologias. Com a crescente urbanização urbana e os congestionamentos nas vias, soluções como carros voadores podem oferecer uma alternativa viável para melhorar a mobilidade. Logo esses veículos devem se tornar parte da paisagem cotidiana. E, pelo que tudo indica, a XPENG demonstra confiança nessa visão de futuro.
Veja Também: Carro Voador de R$ 1,5 mi é promessa para 2025
Fontes: Forbes.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.