Engenharia 360

BMW apresenta novo carro com tecnologia de mudança de cor na CES 2023

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/01/2023 2 min

BMW apresenta novo carro com tecnologia de mudança de cor na CES 2023

por Redação 360 | 16/01/2023
Engenharia 360

Imagina você sair de casa com um carro vermelho e chegar no serviço com um carro azul. Será que, no futuro, poderemos mudar a cor exterior dos automóveis, customizando-os conforme o nosso gosto e até humor diário? Bem, parece que não no futuro, mas no presente! A BMW apresentou na CES 2023 o carro BMW i Vision Dee capaz de mudar de cor – e não apenas de preto para branco, como era no protótipo apresentado na feira passada, mas em 32 cores diferentes!

BMW i Vision Dee
Imagem reproduzida de G4 Carros

Uma “Experiência Digital Emocional”

A companhia BMW apelidou seu mais novo carro de “Dee”, que, na tradução livre, significaria “Experiência Digital Emocional”. De fato, este automóvel apresenta algo que nenhum outro produto seu ou de outras marcas oferece, que é uma ampla paleta de cores para o seu exterior. E este não é o seu único destaque! Parece que o modelo ainda vem com um painel interno digital que se estende por toda a largura do para-brisa – que deve começar a equipar os modelos NEUE KLASSE a partir de 2025.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

BMW i Vision Dee
Imagem reproduzida de Car Sales

Mas como o BMW i Vision Dee muda de cor?

O BMW i Vision Dee consegue mudar de cor porque tem, aplicado em sua lataria, uma espécie de papel filme, o E Ink Prism 3, produzido pela empresa E Ink. Todo o corte deste fino filme é feito em fábrica, a laser. E a própria E Ink espera que o produto seja bastante durável.

Na verdade, explicando melhor, a carroceria deste carro seria dividida em 240 partes que podem ser controladas individualmente. A BMW Group programou animações e tecnologias para as superfícies curvas. Então, com isso, o usuário pode personalizar a estrutura de muitas formas diferentes. E a melhor parte: com consumo de energia baixo – apenas quando as cores são atualizadas há algum gasto de energia; e enquanto as cores são apenas exibidas, não existe consumo energético para isso.

BMW i Vision Dee
Imagem reproduzida de Car Sales
BMW i Vision Dee
Imagem reproduzida de Motor1 – UOL

Fontes: Mundo Conectado.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo