Engenharia 360

Concreto Pigmentado: Beleza Duradoura em Diversas Aplicações

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/07/2023 | Atualizado em 23/07/2023 4 min
Imagem reproduzida de Casa Abril

Concreto Pigmentado: Beleza Duradoura em Diversas Aplicações

por Simone Tagliani | 19/07/2023 | Atualizado em 23/07/2023
Imagem reproduzida de Casa Abril
Engenharia 360

O concreto pigmentado ou concreto colorido é uma mistura de cimento com pigmentos que proporciona cores variadas ao material, permitindo projetos únicos em várias tonalidades sem perder as características essenciais do concreto tradicional.

Além da estética, são vantagens desse tipo de concreto a baixa manutenção e alta resistência a intempéries. A diversidade de cores é incrível, possibilitada por pigmentos como óxidos de ferro e cromo. Enfim, tal material pode ser usado em diferentes aplicações arquitetônicas, substituindo revestimentos tradicionais, além de contribuir para a personalidade e beleza das obras. A seguir, neste texto do Engenharia 360, exploramos mais essa tendência mundial de arquitetura em concreto colorido. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de Tetracon

Quais são as possibilidades de cores e tons disponíveis para o concreto pigmentado?

O concreto pigmentado oferece diversas possibilidades de cores e tons, como vermelho, amarelo, preto, verde e azul-cobalto.

Os pigmentos são adicionados durante a preparação do concreto, em quantidades recomendadas de 1% a 7% em relação ao peso do cimento no traço. Claro que cuidados devem ser tomados ao utilizar pigmentos inorgânicos, garantindo que sejam inertes, insolúveis na matriz do concreto e resistentes a intempéries e à luz do sol para evitar desbotamento. A preparação do concreto pigmentado deve ser feita por agitação, preferencialmente com uma betoneira, e o controle da quantidade de água é importante para manter a cor desejada.

https://www.instagram.com/p/Cttlv5jApqt/
https://www.instagram.com/p/CtrL1xlAzKc/

Veja Também:

O que é e quais as vantagens e desvantagens do concreto colorido?

Quais são as aplicações mais comuns do concreto pigmentado?

O concreto pigmentado oferece uma ampla variedade de aplicações, possibilitando projetos arquitetônicos únicos e diferenciados, além de proporcionar durabilidade e baixa necessidade de manutenção. Suas diversas cores são especialmente úteis em várias áreas da construção civil, melhorando a segurança e a visualização. Alguns dos principais usos e benefícios do concreto pigmentado são:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Arquitetura e construção de edifícios

O concreto pigmentado permite a criação de projetos arquitetônicos distintos, com cores e tons variados, sem comprometer a resistência e a solidez do concreto tradicional.

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de Bayferrox, via Cimento Itambé

Veja Também:

Tecnologia e Resistência: 8 Tipos Diferentes de Concreto para Projetos Modernos

Conheça as maiores tendências de acabamentos de pisos em Engenharia e Arquitetura

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pavimentos e vias públicas

Em áreas com alta incidência de neblina ou trechos perigosos nas vias, a coloração do pavimento de concreto ou do asfalto pode ser uma solução para melhorar a visibilidade e atrair a atenção dos motoristas para possíveis perigos.

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de AlfaBlock, Paver Curitiba

Ciclovias e faixas exclusivas

Utilizando concreto ou asfalto colorido, é possível demarcar áreas exclusivas para ônibus e/ou bicicletas, reduzindo significativamente os custos de manutenção em comparação com a pintura tradicional.

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de Microxcolor

Exemplos notáveis de obras arquitetônicas no Brasil que empregam concreto pigmentado são o museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, construído em concreto amarelo pigmentado, e o complexo cultural Praça das Artes, em São Paulo, integralmente construído em concreto pigmentado nas cores vermelha e marrom.

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de ARESPI
concreto pigmentado
Imagem reproduzida de ARESPI

Outros exemplos

Em outras partes do mundo, o concreto pigmentado é amplamente utilizado em grandes estruturas, como pontes, edifícios e calçadas.

concreto pigmentado
Imagem reproduzida de Cimento Itambé

Concluindo, os principais aplicações do concreto pigmentado abrangem uma variedade de construções, incluindo pré-fabricados, pisos intertravados, blocos, telhas de cimento e grandes estruturas em paredes de concreto moldadas in loco ou industrializadas. Essa versatilidade permite a utilização do concreto pigmentado em diversos projetos de construção. Com isso, ele se torna uma escolha versátil e funcional para uma ampla gama de empreendimentos arquitetônicos e de infraestrutura.

Veja Também:


Fontes: Tecnomor, AEC Web.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo