Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como consegui meu primeiro estágio em obra?

por Gabriel Petillo | 11/03/2019
Copiado!

Há poucos meses comecei meu primeiro estágio em obra, depois de 4 anos consegui uma oportunidade e não poderia deixar escapar… Por isso contarei um pouco dessa jornada e tentarei ajuda-los de alguma forma.

estágio em obra
Imagem: constructivesolutions.ca

+ Primeira impressão

Quando pisei pela primeira vez na obra, lógico, estava com um frio na barriga pois nunca havia trabalhado em algo parecido e a experiência que eu tinha era apenas a teoria que tinha visto em sala de aula (Pouca coisa sobre obra de verdade).

Você chega muito perdido, pois ali existem profissionais que trabalham há anos com construção civil e sabem muito, todos em suas respectivas áreas (Hidráulica, elétrica). Mas com o tempo e com MUITA humildade você vai aprendendo que não é um bicho de 7 cabeças.

Construção Civil não é uma área difícil de se trabalhar, você tem que ter muito foco e responsabilidade, porém, se for uma pessoa prestativa verá que tudo saíra naturalmente.

Sei que as vezes a faculdade é um pouco desanimadora, estudamos, estudamos muito, pra no final não tendo o resultado esperado. Mas não desista, tenha garra, se fosse fácil, todos iriam fazer.

+ Você é o escolhido!

Quando chegar e colocar seu capacete branco verá todos os funcionários te olhando diferente, pois a maioria deles acham que você já é engenheiro e é a pessoa mais inteligente do mundo, muitas vezes até vão chegar em você e perguntar coisas que você não saberá responder, por isso estudem e pesquisem muito, pra quando chegar a sua hora e aquele funcionário te fizer uma pergunta você conseguir responder sem maiores problemas.

estágio em obra
Imagem: leatherman.com

+ Como consegui o estágio em obra em um período tão difícil pra nós da construção Civil?

Por incrível que pareça, do modo mais tradicional possível, vi o folheto na faculdade e resolvi mandar meu currículo e acabaram me chamando para uma entrevista, mas não esperem que isso vá acontecer sempre, principalmente nos dias atuais.
Você precisa ter um Networking muito bom, pois todos os outros estagiários que trabalham comigo conseguiram entrar na empresa por indicação de alguém.

+ Tá esperando o que pra começar a fazer?

Vá em eventos, palestras, cursos (Aliás o curso de Gestão de Projetos na Construção Civil foi um grande UP em meu currículo) tudo o que você conseguir pois a maneira mais fácil de ingressar no mercado de trabalho é tendo o famoso “QI” quem indica.
E depois de conseguir, lembre-se sempre de ter humildade, pois você pode ser o melhor engenheiro do mundo, se não tiver humildade com os seus funcionários eles vão te derrubar pois apesar de muitos acabarem se esquecendo, nós engenheiros não somos nada sem eles.

Copiado!

Comentários