A empresa Microsoft, em parceria com a organização sem fins lucrativos WoMakersCode, anunciou que está lançando, para este segundo semestre de 2022, um programa mega especial de capacitação e mentoria para mulheres - cisgêneras ou transgênicas - que desejam trabalhar comDevOps. O objetivo é justamente aumentar a representatividade e empregabilidade feminina no setor de tecnologia.
Compromisso da Microsoft com o Brasil
Primeiro é preciso destacar como a Microsoft e, sobretudo, a WoMakersCode vêm trabalhando nos últimos anos para contribuir no empoderamento feminino e na promoção de igualdade de gênero. Esse setor da tecnologia, infelizmente, ainda parece ser majoritariamente masculino, e precisamos mudar tal realidade, pois há excelentes profissionais mulheres que poderiam se destacar e realizar mais feitos se ganhassem boas oportunidades como esta. Mas, hoje, de acordo com o Global Gender Gap Report, a fatia de mulheres profissionais em tecnologia representa apenas 20% de mercado.
Estimular que mulheres ingressem no mundo da tecnologia só traz vantagens para o desenvolvimento de um país!
A Microsoft tem planos muitos positivos para o Brasil! Ela quer, de verdade, ampliar seu compromisso, lançado pela companhia em 2020, a longo prazo com o crescimento econômico e sustentável da nossa nação. Isso inclui impactar mais pessoas com qualificação ou requalificação em tecnologia. Por exemplo, com treinamentos como o Conecta+, que faz parte do Plano Microsoft Mais Brasil, e que oferece três linhas de capacitação gratuitas com mais de 20 cursos com certificação em tecnologia.
Capacitação especial para mulheres
Outra proposta da Microsoft é capacitar através do DevOps 4 Women - que foi apresentado recentemente no Microsoft Reactor São Paulo - mulheres residentes no Brasil que tenham:
- acesso a um computador conectado à internet,
- nível básico de inglês para leitura dos materiais,
- pelo menos 18 anos,
- mínimo 6 meses em experiência em tecnologia,
- nível de conhecimento básico em Nuvem,
- além de conhecimento em controle de versão com Git, metodologia ágil e programação em qualquer linguagem.
O programa oferece 25 vagas para um treinamento de 13 semanas, com 34 aulas on-line e sessões de mentoria sobre DevOps e soft skills, ou habilidades comportamentais em português. Os encontros serão remotos, com uma hora e meia de duração, com início em 12 de setembro de 2022 e encerramento no dia 9 de dezembro de 2022. Todos os treinamentos serão em português, gratuitos e irão permanecer disponíveis após o período do desafio.
LEIA MAIS
Aliás, ao final do curso, as alunas receberão um voucher para tirar a certificação, que terá como base o modelo Az-400, ou seja, Designing and Implementing Microsoft DevOps Solutions – Desenhando e implementando soluções Microsoft DevOps.
Ficou interessada? Faça já sua inscrição até o dia 4 de setembro por meio do site: aka.ms/devops4women.
Fontes: Microsoft.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.