Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Ainda não acabou! Conheça tecnologias para se proteger do frio do Inverno

por Simone Tagliani | 10/08/2021

O inverno no Brasil é mais ameno, mesmo assim é de arrepiar em algumas regiões. Que tal se proteger do frio? Veja algumas soluções!

O inverno começou no Brasil no final do mês de junho. Em julho de 2021, tivemos recordes de temperaturas baixas. É claro que a estação aqui em nosso país, tropical, se manifesta de forma diferente nas cinco regiões. Mas os especialistas em meteorologia garantem que o mês de agosto ainda poderá ser bastante frio. Por isso, separamos uma lista de exemplos de tecnologias que podem ajudar a aquecer os ambientes das nossas casas, um conforto para os dias gelados! Confira!

Produtos para espantar o frio do lar

Modelos de aquecedor

1.Aquecedor Halógeno

Ideal para espaços do lar de tamanhos pequenos e médios; não indicado para casas com crianças, idosos e PETs. Possui um sistema que funciona com base nas lâmpadas halógenas, transmitindo calor para os ambientes através de filamentos aquecidos por energia elétrica e protegidos por grade de metal. E sua única desvantagem é concentrar o calor apenas na área que está perto da resistência; além disso, não pode ser usado no banheiro ou em locais úmidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

inverno
Imagem extraída de Delupo

2.Aquecedor termoventilador

É um tipo de aquecedor a ar que, diferente do modelo de aquecedor anterior, não deixa a sua resistência tão exposta. Ela é acoplada a uma hélice, da mesma forma como acontece com um ventilador e é através dela que o calor é emitido. E consegue também distribuir de forma mais eficiente e regular o calor para todo o ambiente. A sua única desvantagem é que pode ressecar o ambiente, provavelmente exigindo o uso de um umidificador de ar junto no local.

inverno
Imagem extraída de Preçolandia

3.Aquecedor de cerâmica

Este modelo de aquecedor tem resistência elétrica revestida por cerâmica. O calor é distribuído de maneira uniforme e não resseca tanto o ar. Tal sistema permite que o aparelho esquente mais rápido o ambiente, além de ser mais econômico. Pode ser a melhor opção para quem precisa esquentar todo o cômodo no frio e não apenas uma área.

inverno
Imagem extraída de Preçolandia

4.Aquecedor a óleo

Este aquecedor é ideal para espaços do lar de tamanhos médios e grandes. Gera calor com uma resistência que aquece um óleo – não poluente – que fica no seu interior, depositado em um recipiente lacrado e que não precisa ser reposto. Trata-se de um aparelho silencioso e que consome pouca energia elétrica. Sua desvantagem é que acaba demorando mais para começar a esquentar o ambiente.

Imagem extraída de GUIA55

5.Aquecedor de ambiente fixo

Versão de ar-condicionado, muito mais potente que os outros modelos de aquecedor, atendendo aos diferentes tamanhos de ambientes dependendo da sua potência. E, a saber, existe uma versão sua ainda com conexão wi-fi que permite programar o aquecimento pelo celular ou por assistentes virtuais antes mesmo de chegar ao cômodo que será climatizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

inverno
Imagem extraída de Agência Estadual de Notícias

Modelos de lareira

1.Lareira elétrica

Conhecemos a lareira convencional, alimentada por lenha – pedaços de madeira ou de minerais, mas existem outros tipos de lareiras, com outro tipo de alimentação. Para começar, existem as lareiras elétricas – mais comuns em construções norte-americanas, por exemplo. Elas usam um design semelhante ao do aquecedor tradicional, mas com funções digitais. E o funcionamento é bem silencioso, embora as chamas pareçam realistas.

inverno
Imagem extraída de eh!DÉCOR

2.Lareira ecológica

É mais um tipo de aparelho que pode vir com o design super moderno, combinam com qualquer ambiente. Sua instalação é fácil. Funciona com a queima de álcool etílico ou etanol – considerada amigável ao meio ambiente por emitir menos poluentes, com a quantidade de gás carbônico produzida muito baixa. Não produz cheiro, fuligem ou fumaça. Portanto, não é necessária a chaminé.

inverno
Imagem extraída de SB Churrasqueiras

Cobertor aquecido

Os cobertores sempre são os nossos melhores amigos para afastar o frio na hora de dormir, não é mesmo? A peça também pode ser usada como cobre leito. E existe um modelo dela que pode ser aquecido por bateria ou cabo USB, esquentando de forma bem rápida. Inclusive, pode ter regulagem de temperatura controlada por aplicativo.

Alguns tipos de cobertor térmico são formados por uma camada inflável que é ligada a uma caixa de controle posicionada embaixo da cama e leva um fluxo de ar quente ou frio para o lado desejado da cama. Em alguns casos, é possível deixar cada um dos lados mais quente ou mais frio de maneira independente – evitando discussões entre os parceiros. E também dá para ativar um modo que altera automaticamente as temperaturas ao longo da noite. 

inverno
Imagem extraída de OfertaViva

Veja Também: Na Alemanha, iniciativa instala cápsulas com isolamento térmico para desabrigados passarem a noite


Fontes: TechTudo, Casa Vogue, Shoptime.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.