Engenharia 360

Entenda qual o Potencial da Business Intelligence na Engenharia de Produção

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/09/2023 | Atualizado em 12/09/2023 4 min
Imagem de Freepik

Entenda qual o Potencial da Business Intelligence na Engenharia de Produção

por Redação 360 | 08/09/2023 | Atualizado em 12/09/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

A Engenharia de Produção exerce um papel crucial no planejamento e gerenciamento produtivo das empresas, demandando atualização sobre tendências de mercado e habilidades analíticas. Já a Business Intelligence emerge como ferramenta essencial, simplificando dados complexos para decisões embasadas. Descubra qual o potencial da BI nessa área de Engenharia com o texto a seguir, do Engenharia 360!

Entendendo o conceito de Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence (BI) teve origem nos anos 80 e evoluiu para atender demandas competitivas e estratégicas, auxiliando na agilidade comercial e análise de tendências.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Engenharia de Produção e Marketing: quais são as vantagens dessa combinação?

Mas vamos volta à explicação do que é Business Intelligence. Pois bem, trata-se do conjunto de processos e tecnologias que agrupam e analisam dados para fornecer informações estratégicas às organizações. Seus objetivos são, por exemplo, fornecer feedbacks, melhorar o desempenho, apoiar decisões estratégicas, monitorar o progresso, identificar tendências, antecipar problemas, etc.

O conhecimento em Business Intelligence deve ajudar demais os engenheiros a traduzir dados complexos, auxiliando na identificação de padrões, tendências e áreas de melhoria nos processos de produção e gestão.

Business Intelligence na Engenharia de Produção
Imagem de Freepik

Veja Também:

Os Trabalhos em Engenharia com Maior Potencial de Crescimento

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecimentos prévios que os engenheiros de produção precisam para trabalhar com Business Intelligence (BI)

Empresas que buscam processos mais seguros e certificados necessitam justamente de maior clareza de dados devido à necessidade de tomar decisões informadas e embasadas em informações precisas. Isso é crucial, é claro, para que se possa garantir a conformidade com padrões de qualidade e certificações, aumentando a eficiência operacional e a confiança de colaboradores e investidores.

Nesse cenário, aqueles engenheiros mais atentos à inovação, com conhecimentos prévios em BI, como controles estatísticos de qualidade, KPIs (Indicadores-chave de desempenho) e familiaridade com análise de dados, devem se adequar tranquilamente à esse nicho de mercado. Aliás, essa análise de dados é essencial tanto na Engenharia de Produção quanto no BI. Até porque ambos os campos lidam com coleta, interpretação e uso estratégico de informações para otimizar processos e tomar decisões.

Anota aí: os engenheiros JÁ POSSUEM uma base sólida para compreender os aspectos técnicos do BI, tornando mais fácil a adoção e aplicação das ferramentas de BI em suas atividades profissionais.

Business Intelligence na Engenharia de Produção
Imagem de pch.vector em Freepik

Veja Também: Engenheiro tem de entender de finanças sim!

Vantagens do Business Intelligence para a Engenharia de Produção

Empresas que adotam sistemas de BI colhem benefícios como alinhamento estratégico, eficiência operacional e confiança de colaboradores e investidores. E profissionais de Engenharia de Produção podem se destacar ao aprofundar seus conhecimentos em BI. Por exemplo, aplicando suas habilidades em análises e controles estatísticos para impulsionar a inovação em um mercado em constante evolução.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São benefícios significativos que o Business Intelligence (BI) oferece para as empresas na tomada de decisões e agilidade comercial, especialmente na área de Engenharia de Produção:

Tomada de Decisões

Primeiramente, a Business Intelligence fornece feedbacks valiosos através da análise de dados, permitindo que as empresas tomem decisões informadas e baseadas em evidências. Logo reduzindo o risco de decisões inadequadas e ajuda a direcionar os recursos de forma mais eficaz.

Agilidade Comercial

Em seguida, através da análise contínua de dados em tempo real, a BI permite que as empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado. Também se ajustem suas estratégias conforme necessário. Isso é crucial para manter a competitividade e aproveitar as oportunidades emergentes.

Eficiência Operacional

Ademais, a BI identifica áreas de melhoria nos processos produtivos e logísticos, otimizando a alocação de recursos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência geral.

Expansão

Por último, podemos citar que a BI auxilia no planejamento estratégico para a expansão, fornecendo informações sobre mercados que são o alvo do trabalho, demanda do consumidor e tendências relevantes, permitindo que as empresas se posicionem de forma mais precisa e bem-sucedida.

Business Intelligence na Engenharia de Produção
Imagem de Drazen Zigic em Freepik

Mensagem final: saiba que há uma demanda crescente por profissionais especializados em BI em todo o mundo, dada a importância cada vez maior dos dados nas operações empresariais. A quantidade de vagas disponíveis continua a aumentar. Isso torna os engenheiros mais versáteis e procurados em um mercado competitivo.

Veja Também:


Fontes: EGP Produção.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo