Engenharia 360

Complexo de engenharia secreta de Mark Zuckerberg no Havaí inclui bunker subterrâneo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 26/12/2023 3 min
Imagem reproduzida de Expresso

Complexo de engenharia secreta de Mark Zuckerberg no Havaí inclui bunker subterrâneo

por Simone Tagliani | 26/12/2023
Imagem reproduzida de Expresso
Engenharia 360

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está construindo um complexo residencial secreto no Havaí que inclui um bunker subterrâneo. A obra monumental e extremamente luxuosa representa um desafio complexo para a engenharia moderna, combinando tecnologia de ponta e inovações estruturais que transcendem o comum. Veja mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

bunker subterrâneo Mark Zuckerberg
Imagem reproduzida de Expresso

As Inovações Estruturais e Segurança Avançada no Bunker Subterrâneo

O complexo que Mark Zuckerberg está erguendo no Havaí é um modelo de engenharia que combina tecnologia de ponta e inovações estruturais surpreendentes. Para começar, o projeto abrange uma área de 566 mil metros quadrados com residências de alto padrão. Elas ainda têm 30 quartos, 30 banheiros e vários outros setores de design espetacular, incluindo academia, piscinas, sauna, banheira de hidromassagem, quadra de tênis e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É claro que o destaque maior deste plano de Zuckerberg vai para o bunker subterrâneo de 1.524 metros quadrados. O mesmo contará com sistemas de segurança meticulosamente projetados com câmeras estratégicas, sistema de filtragem de ar, portas altamente seguras à prova de som e uma "escotilha de fuga". A saber, esses elementos desafiam os modelos convencionais de segurança utilizados em edifícios. E isso exige, é claro, abordagens inovadoras na engenharia estrutural.

O Impacto na Comunidade e Desafios Adicionais do Plano Residencial

Como era de se esperar, o plano de engenharia de Mark Zuckerberg vem recebendo críticas. Por hora, a relação com a comunidade local está abalada. Isso porque, ao longo do tempo de obra, foram relatados diversos acidentes - por exemplo, em 2023, um guindaste tombou e causou ferimentos graves em um funcionário e, em 2019, um vigia da obra morreu após sofrer um infarto enquanto tentava voltar para casa após um turno de 12 horas. Além disso, muitos questionam sobre as aquisições de terras e os impactos ambientais dessa "colonização".

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Também não podemos deixar de falar o quão difícil é a execução desse complexo residencial. O design das fachadas é muito detalhado. O bunker deve ser construído de forma a resistir a ataques físicos e químicos. São previstas estruturas tipo árvores interligadas por pontes além de outras instalações extravagantes as quais não podemos dar detalhes, pois o projeto permanece em sigilo. Inclusive, a confidencialidade imposta aos trabalhadores e a relutância em discutir detalhes técnicos levantam questões sobre as verdadeiras especificações de engenharia por trás deste complexo.

bunker Mark Zuckerberg
Imagem reproduzida de stimewa via Tech Indozone

A Busca de Mark Zuckerberg pela Engenharia do Futuro

Podemos afirmar que esse empreendimento residencial - quase um fortaleza - é, na verdade, um "campo de testes" para Zuckerberg colocar em prática algumas ideias para a engenharia moderna. O objetivo é criar um legado de inspiração e mistério que continuará a inspirar a próxima geração de profissionais da área. O desafio é mesmo equilibrar essa criação de estrutura altamente segura e luxuosa com as necessidades da comunidade local.

Com este projeto, Zuckerberg demonstra o poder da engenharia, focando num futuro onde a ciência e o desenvolvimento urbano se interligam.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Olhar Digital, O Globo, Exame.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo