Engenharia 360

Brasil se une a países estrangeiros para erguer elevador espacial

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/01/2023 | Atualizado em 26/03/2023 5 min
Imagem reproduzida de Univision

Brasil se une a países estrangeiros para erguer elevador espacial

por Redação 360 | 03/01/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de Univision
Engenharia 360

Notícia quase inacreditável! O Brasil, apesar de o desmonte da sua Ciência nos últimos anos ou décadas, tem se esforçado em participar de projetos diversos na área, provando que acredita na capacidade criativa e intelectual dos seus profissionais. No momento, o país participa e até lidera um consórcio internacional praticamente surreal, para a construção de um elevador espacial que ligaria o planeta Terra ao espaço, um projeto que está em fase de estudo de viabilidade técnica e econômica.

Como foi realizado o consórcio

Estudos para o desenvolvimento de equipamentos semelhantes a esse já foram realizados por países como Canadá, China e um consórcio europeu formado por França e Alemanha. E depois de manifestar interesse em participar de um modelo semelhante, o Brasil, por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), recebeu sinal positivo da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) e da construtora japonesa Obayashi - cujos países têm os estudos mais avançados sobre a ferramenta. Apesar disso, as negociações entre os países não foram iniciadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O equipamento, que seria produzido em regime de cooperação internacional, teria uma estrutura própria, com base numa ideia já antiga, pelo menos desde 1895. Na época, Kosntantin Tsiolkovski, tido como o pai da cosmonáutica soviética, propôs a criação de uma torre de quase 36 mil quilômetros de altura e que permitiria colocar objetos na órbita geoestacionária do planeta sem o uso de foguetes. Nada disso saiu do papel, claro. Talvez agora, com o avanço das tecnologias, esse elevador espacial torne-se real, ou não?

elevador espacial
Imagem reproduzida de Yahoo Finanças

Informações gerais sobre o equipamento

Óbvio que um elevador espacial não seria igual a qualquer elevador, como aqueles instalados em edificações. A proposta é da instalação de um cabo, com mais de 100 mil quilômetros de altura, partindo da Terra, com sua força e espessura variando ao longo do seu comprimento. Mais perto da extremidade do cabo, por exemplo, com a tensão maior, a estrutura precisaria ser mais espessa, afunilando para baixo, mais perto da superfície. Já o seu contrapeso poderia ser formado por um asteroide, enquanto a plataforma serviria para amortecer as oscilações no cabo e mantê-la conectada à Terra, prevenindo problemas como colisões no espaço.

O Inmet afirma que, por mais doida que seja a ideia, o tal elevador espacial seria possível, sim, de ser construído. Pesquisas recentes mostram que seria preciso usar grafeno de cristal para fabricar uma estrutura forte. Contudo, ainda só pode-se produzir o material para uma área muito pequena. Mas há testes para criação de fitas mais longas e em maior quantidade.

"A maioria das estruturas necessárias para acoplar no elevador já existe, mas qual estrutura econômica e como a gente monta essas diferentes tecnologias para a construção do elevador. A gente propõe juntar isso em um só projeto. Tem vários estudos, mas não tem nenhum que crie a parte científica, técnica e a viabilidade econômica, quanto precisa para construir." - diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda, em reportagem de Broadcast.

elevador espacial
Imagem reproduzida de ARXIV

Veja Também: Cabines de Estação Espacial serão revertidas para uma versão ‘hospedagem de luxo’

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A finalidade do elevador espacial

Este possível elevador espacial serviria para transportar cargas, como satélites, e pessoas para a órbita terrestre. E o que o governo brasileiro projeta fazer é participar diretamente dessa construção, organizar essa união, tomar posição nesta discussão, não ficando apenas com o papel de mais um comprador da tecnologia. Claro que se realmente isso sair do papel, teremos vantagens, principalmente pela proximidade com a Linha do Equador - posição geográfica favorável, devido à força centrípeta e centrífuga da atmosfera no local - e na exploração do grafeno.

No presente, existe uma "vontade política" do Brasil na continuidade das articulações internacionais. Contudo, podemos quase afirmar que, diante de tantas crises financeiras e sociais, além de debates ideológicos e científicos, um país como o nosso certamente não deve - pelo menos por hora - direcionar verbas da Ciência e Tecnologia para a iniciativa. Talvez seria mais inteligente direcionar os recursos para outras pesquisas de material, de ciência e tecnologia. O que você acha?

Veja Também: Estação Espacial Internacional testa radiação ao qual turistas estariam expostos fora da Terra

As vantagens do sistema

"Os benefícios potenciais de um elevador espacial são numerosos e profundos. O principal obstáculo foi vencido com o isolamento do grafeno [material que seria utilizado para fazer o cabo do elevador] e o desenvolvimento da capacidade de fabricação industrial." - trecho do relatório da pesquisa conduzida sobre o elevador espacial, com participação do Inmet.

Por que construir um elevador espacial? Bem, seria uma forma de transporte rápida, econômica e com redução de custos e danos ao meio ambiente causados por foguetes - menos 5% do custo atual da operação. Mas valeria a pena considerar os recursos vultosos necessários, por exemplo? Alguns dizem que sim, pois têm chances de serem cobertos rapidamente com a operação do dispositivo. E tal projeto ainda poderia servir de símbolo de unificação da ciência e tecnologia na ocupação do espaço, um salto técnico-científico inédito para a humanidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"O elevador espacial permitiria o lançamento de grandes estruturas frágeis, como satélites de energia solar para fornecer energia limpa e renovável à Terra, possibilidades de observação da Terra para aplicações militares, de inteligência, meteorológicas, de comunicação, instalações de fabricação comercial, estações baratas para atividades tripuladas e cargas úteis para exploração de desenvolvimento do espaço.",

"Quando concluído, o elevador espacial fornecerá um método alternativo barato e eficiente para a exploração espacial, em oposição ao tradicional"

- relatório do Inmet sobre a viabilidade do elevador, obtido pela reportagem.

elevador espacial
Imagem reproduzida de Exame

Claro que este caso é muito polêmico. Por isso, gostaríamos que você deixasse sua opinião na aba de comentários!

Veja Também:


Fontes: Revista Exame.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo