Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Bacia hidrográfica: saiba o que é e entenda sua importância

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 05/06/2019

Você já deve ter escutado falar sobre bacia hidrográfica, uma área importantíssima para o planejamento urbano, para a elaboração de estudos de impacto ambiental, para a captação e a outorga de água e mais. Confira um pouco mais sobre ela e saiba o motivo de sua importância.

bacia hidrográfica
Imagem: iguiecologia.com

A bacia hidrográfica consiste na área de captação da água da precipitação que tem um único ponto de convergência de saída, o exutório. É nessa área que é feito o balanço de entrada e saída da água, de modo que também é possível dividir as bacias em sub-bacias.

Para delimitar uma bacia hidrográfica é preciso considerar não só o exutório, como também a topografia da região. Afinal, ela é essencial para a identificação do escoamento. Os limites são chamados divisores de águas (e é bem provável que você já tenha escutado esse termo em outro contexto).

bacia hidrográfica
Imagem: comitevacacai.com.br

Importância da Bacia Hidrográfica

No Brasil, a Lei Federal 9.433 de 1997, chamada Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), institui a bacia hidrográfica como unidade territorial para implantação da PNRH e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Isso significa que ela é um elemento essencial para o planejamento.

bacia hidrográfica
Imagem: matanativa.com.br

Ainda, a Divisão Hidrográfica Nacional, que foi instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) estabelece doze regiões hidrográficas do país. Mas não pense que só há doze bacias no Brasil. Tais regiões são formadas por bacias, grupo de baciais ou sub-bacias hidrográficas próximas e servem para orientar o planejamento e o gerenciamento.

Com os dados em mãos (área, coeficientes diversos, comprimento dos cursos de água, características da região, etc.), é possível calcular vários índices que são importantes para a compreensão da bacia hidrográfica, sobre como ocorre o escoamento, a tendência de cheias e mais. Ou seja, compreender sobre uma determinada bacia hidrográfica permite fazer o planejamento e a gestão adequados.

Em uma época de cheias, por exemplo, é possível tomar decisões que orientem a redução dos impactos sobre a região, evitando que algumas áreas sofram com inundações. Além disso, é preciso fazer os projetos pensando no contexto não só local, mas na bacia hidrográfica em que ele se localiza.

bacia hidrográfica
Imagem: acidadeon.com

Não é possível, por exemplo, concretar/asfaltar toda a região sem pensar em áreas que permitem que a água infiltre. Se reduzirmos as áreas de infiltração, aumentamos o escoamento superficial e toda a água tende a ir para o exutório de forma mais rápida e em grande volume, podendo resultar em um grande problema. Ainda, é essencial conservar a bacia, de modo a evitar sua degradação.

Ou seja, é preciso ter conhecimento das características da bacia hidrográfica da região na qual se projeta para poder, em seguida, elaborar o que será feito, as medidas que serão tomadas para evitar enchentes e inundações e mais. Ela é um dos pontos de partida do seu projeto, tem importância fundamental e deve ser bem compreendida pelos engenheiros e engenheiras.

Referências: ANA, UFMS.

agencia de águas
ANA
bacia hidrográfica
bacias
estudo de bacias
Estudo de Impacto Ambiental
hidrologia
importancia da bacia hidrográfica
planejamento urbano
projetos
projetos de engenharia

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Novo sistema de prótese manual promete maior precisão e treinamento mínimo
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados