Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Empresa propõe design double-decker para mais conforto de passageiros em aviões

por Kamila Jessie | 04/07/2020
Copiado!

Design double-decker de organização de assentos pode tornar o conforto uma realidade para a classe econômica

Viagens de avião, principalmente as de longa duração, costumam ser muito duras para quem não consegue dormir sem um certo conforto. Pensando nisso, a Zephyr Aerospace propôs uma modalidade double-decker de organização de assentos em aviões. Essa alternativa permitiria que passageiros pudessem deitar completamente.

O design do assento Zephyr forneceria não apenas uma opção totalmente plana, mas também mais privacidade e espaço para os viajantes, sem minimizar o número de assentos disponíveis na cabine. A formação permaneceria 2-4-2 e caberia na maioria dos aviões das companhias aéreas globais.

aviões assento double decker
Imagem: Zephyr Aerospace.

Assento top só para Premium

O único ponto a ser mencionado é que seria para viajantes da classe econômica Premium, afinal de contas, sempre tem um quê de exclusividade nessas coisas. Mas isso ainda é muito mais acessível do que ter que pagar uma fortuna para classe executiva. E vamos convir que viagens de avião já deixaram de ser experiências glamorosas há muito tempo e os passageiros da classe econômica merecem um mínimo de conforto.

A grosso modo, encaixar a ideia em um avião convencional montado seria praticamente adaptar um assento inteiro em cima do outro. São basicamente dois níveis, configurando o estilo double-decker, famoso em ônibus. Entretanto, o desnível será de apenas um metro e meio do ponto de entrada até o assento superior. Com essa disposição, os passageiros têm mais espaço para as pernas e a companhia aérea não perde nenhum assento.

aviões assento double decker
Imagem: Zephyr Aerospace.

Atualmente, o assento Zephyr está em sua fase inicial de design e, enquanto isso, a empresa está conversando com companhias aéreas, visando a implementação. Uma delas é a Delta Airlines, que vem se modernizando, inclusive na corrida para se tornar uma empresa carbono neutro. A gente torce por investimentos no meio ambiente e no conforto dos passageiros.

O que você acha desse design de cabine? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários