Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Autodesk University 2020: saiba o que aconteceu no evento

por Redação 360 | 26/11/2020

Por causa da pandemia, o evento que ocorreria de forma presencial foi transmitido remotamente.

O Autodesk University 2020 aconteceu entre os dias 17 a 20 de Novembro, de forma online. Neste texto, nós contamos os principais pontos do evento, que é voltado para profissionais.

Logo no início, Scott Borduin, vice-presidente sênior e Chief Technology Officer da Autodesk, convidou seus principais parceiros para se juntarem a ele e falar sobre transformações digitais. Esse convidados foram: Jeff Wood (Chief Strategy Officer da Lenovo), Bruce Blaho (Chief Technologist da HP), Christian Lang (CEO da Enscape), Frank J. Soqui (vice-presidente e Cliente Computing Group General Manager da Intel), Julien Faure (VP of Verticals da Unity Technologies) e Mike Haley (vice-presidente da Autodesk).

Em uma conversa interessante, eles falaram sobre as mudanças na produção durante a pandemia, sobre o quanto a tecnologia fez diferença nesse contexto, sobre realidade virtual, conexão entre mundo real e virtual e muito mais.

imagem ilustrativa e banner do autodesk university 2020
Imagem: constructionblog.autodesk.com

Leona Frank, Senior Industry Marketing Manager da Autodesk, citou o desenvolvimento de tecnologias úteis em diferentes áreas e convidou Barent Roth, Sustainable Designer, para falar sobre reimaginar uma cadeia de produção sustentável com reciclagem localizada. Roth explicou todo o fluxo do plástico desde sua fabricação até a reciclagem ou disposição final.

Em seguida, Leona Frank chamou Julieta Moradei, Head of Research and Development da New Story, para falar sobre como uma organização não lucrativa construiu uma comunidade toda impressa em 3D. Ela abordou o fato de que bilhões de pessoas vivem em moradias inadequadas atualmente e que esse número deve aumentar até 2050 e depois mostrou vários projetos para minimizar esse problema, os quais envolvem muita engenharia. Por último, quem falou foi Tyler Mantel, presidente da The Ventilator Project, sobre projetos de respiradores para ajudar na luta contra a COVID-19.

Em outra apresentação, mas ainda com Leona Frank, conferimos projetos de manufatura aditiva para estruturas de concreto de alta definição (com Mania Aghaei Meibodi, professora da University of Michigan), transporte para o espaço (com Tom Markusic, CEO da Firefly Aerospace) e Digital Twins (com David Weir-McCall, Business Development Manager da Epic Games).

Novidades e projetos anunciados no Autodesk University 2020

Uma das novidades anunciadas é a expansão do portfólio Autodesk Construction Cloud, que visa que interligar ainda mais dados, fluxos de trabalho e equipes em todo o ciclo de vida de uma obra, do projeto às operações. As ferramentas anunciadas foram:

  • Autodesk Build: une o melhor do PlanGrid e BIM 360 com novas funcionalidades adicionais para criar uma solução abrangente de gerenciamento de campo e projeto. O Autodesk Build também inclui o aplicativo móvel PlanGrid Build com novos recursos adicionais, para trabalhadores de campo.
  • Autodesk Quantify: Capacita os engenheiros orçamentistas a automatizar a quantificação 2D e 3D a partir de uma única plataforma abrangente.
  • Autodesk BIM Collaborate: Permite que as equipes de projeto se alinhem e executem de acordo com a intenção de projeto, gerenciando toda a colaboração de design e o fluxo de trabalho de coordenação a partir de uma única solução para reduzir o retrabalho, melhorar a produtividade e acelerar a entrega do projeto.

“Há quase um ano, lançamos a Autodesk Construction Cloud, compartilhando nossa visão para o mais poderoso e completo portfólio de produtos de gestão da construção civil. Os novos produtos que anunciamos hoje representam um grande marco para a construção conectada, com a Autodesk Build fornecendo uma abordagem totalmente nova para a gestão de projetos. Continuamos cumprindo nossa promessa de ajudar construtores em todo o mundo como catalisador da transformação digital, tornando a construção mais previsível, segura e sustentável.”

Jim Lynch, vice-presidente e gerente-geral da Autodesk Construction Solutions, divisão da Autodesk responsável pelo Autodesk Construction Cloud.
imagem ilustrativa e banner do autodesk university 2020
Imagem: autodesk.com

Vikram Dutt, diretor-executivo associado de projetos de construção da Autodesk se uniu a Mark Zenet, vice-presidente sênior de Software de Gerenciamento de Energia da Schneider Eletric para discutir sobre o uso de BIM (Building Information Modeling) na engenharia elétrica. Segundo eles:

“Hoje, muitos engenheiros mecânicos já migraram para o BIM. No entanto, devido aos padrões regionais, fragmentação da indústria e processos desconectados, o engenheiros eletricistas têm se esforçado para fazer a mesma transição. Por isso, a nossa parceria tem como objetivo ajudar a acelerar essa migração e superar os fluxos de trabalho analógicos desconectados de hoje, para que os engenheiros eletricistas possam projetar e colaborar em projetos com mais eficácia.”

Ainda nesse sentido, a Schneider está trabalhando para desenvolver um novo serviço baseado em nuvem para projetistas na área de elétrica, utilizando o Autodesk Forge, uma plataforma de desenvolvedor baseada em nuvem da Autodesk.

Já a francesa Decathlon apresentou uma bicicleta projetada e produzida usando o Autodesk Fusion 360. Os materiais usados são de alta performance e ecologicamente corretos e a bicicleta é impressa em 3D.

Segundo Scott Reese, vice-presidente sênior da Autodesk, “A tecnologia Autodesk desempenhou um papel fundamental para ajudar projetistas e engenheiros da Decathlon a repensar o novo possível e ampliar o leque de opções que eles consideraram para esta bicicleta. O projeto de bicicleta da Decathlon ilustra perfeitamente as contribuições fundamentais que o design generativo pode oferecer ao processo criativo dos designers. Com a ajuda das ferramentas Autodesk, a Decathlon combinou inteligência artificial e criatividade humana para perseguir metas de sustentabilidade e desempenho que atendam às altas expectativas dos consumidores. O projeto também possibilitou que os designers se familiarizassem com novas tecnologias de design e fabricação que criarão os produtos do futuro”.

Você pode conferir ainda mais informações no próprio site do Autodesk University 2020 clicando aqui. Você também consegue ver a programação completa, que conta com muito mais informações, neste link e filtrar o que quer assistir.

Se você acompanhou ou pretende assistir as transmissões, deixe seu comentário sobre o que achou.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.