Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

AutoCAD Civil 3D: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 25/08/2020
Copiado!

Descubra todo o potencial do programa para projetos de construção

O AutoCAD Civil 3D é um dos melhores softwares para engenharia civil e tem chamado a atenção por conta de suas ferramentas diferenciadas.

Foi desenvolvido pela empresa americana Autodesk, que também é a desenvolvedora do AutoCAD e outros aplicativos para engenharias e arquitetura.

O que acha de conhecer mais sobre o programa para ver se ele se encaixa em suas necessidades? Acompanhe o artigo!

O que é o AutoCAD Civil 3D?

O AutoCAD Civil 3D é uma extensão do AutoCAD. Houve uma melhora na sua plataforma CAD para uma versão mais completa e pertinente para grandes projetos de infraestruturas.

Esse software conta com ferramentas de outros programas da Autodesk, como o AutoCAD e o AutoCad Map.

Desta forma, com o programa é possível desenvolver projetos de forma automatizada, visando ganhar tempo, agilidade e precisão. Facilita desenhos e aplicações futuras, além disso, diminui retrabalhos e custos sobre eles.

tela do software AutoCAD Civil 3D

Aplicações do AutoCAD Civil 3D na Engenharia

Com o software AutoCAD Civil 3D é possível a aplicação de seus recursos em diversos projetos da construção civil. Por exemplo:

  • Projeto geométrico de rodovia
  • Projetos de terraplanagem
  • Drenagem
  • Projetos de pavimentação
  • Projetos de sinalização

A automatização das etapas é um dos grandes diferenciais. Outra vantagem é que ele faz um detalhamento minucioso de cada componente do projeto. Além disso, conta com a tecnologia BIM (Building Information Modeling), promovendo recursos integrados.

Dito isso, é possível, por exemplo, utilizar produtos cartográficos criados por outros softwares. Além da possibilidade criar certos produtos, principalmente para plantas topográficas, além de mapa de elevações, mapa de declividades, entre outros.

Comparação com concorrentes

Alguns softwares podem ser bastante atrativos quando comparados com o AutoCAD Civil 3D, justamente por serem completos assim como ele. Conheça os principais:

Revit

Software que também possui automatização de processos, tecnologia BIM, modelagem 3D, entre outras funções.

Leia mais sobre o Revit em um post especial.

Infraworks

Desenvolvido para auxiliar nos fluxos de trabalho do BIM, disponibiliza opções de trabalho na nuvem, além de automatização de processos, entre outras funções.

SAP2000

Possui interface unificada para modelagem 3D, análise e dimensionamento. Foi desenvolvido principalmente para criação de estruturas complexas.

imagem de estrada feita com SAP2000, software para engenharia

Licença para profissionais e estudantes

Para os interessados em trabalhar com o AutoCAD Civil 3D, há versões de teste, para estudantes e também as pagas, que são destinadas a profissionais.

A edição para estudantes é gratuita e pode ser aproveitada por um ano. Ou seja, é excelente para treinar ao máximo o que o programa tem a oferecer para atividades acadêmicas.

Também há uma versão demo gratuita, com validade de 30 dias, a qual você pode baixar clicando aqui.

Para quem está pensando em comprar a Autodesk oferece descontos de acordo com os pacotes obtidos. Você pode dar uma olhada nos preços e nas formas de pagamento no site oficial da marca clicando aqui.

Quer conhecer mais algum software de engenharia além do AutoCAD Civil 3D? Deixe o nome dos softwares nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários