Engenharia 360

CREA: saiba quais são as atribuições dos engenheiros em sua área de atuação

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023 3 min

CREA: saiba quais são as atribuições dos engenheiros em sua área de atuação

por Redação 360 | 15/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Engenharia 360

Atribuições profissionais são as atividades, tarefas e responsabilidades que um profissional está autorizado a exercer dentro da sua área de atuação. Essas atribuições são definidas pelos órgãos regulamentadores de cada profissão. E isso é importante para garantir a segurança, a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelos profissionais em suas respectivas áreas. Trata-se de uma orientação para a formação e capacitação dos agentes da sociedade, como ainda uma base para a fiscalização e o controle das suas atividades.

Qual a relação do CREA com as atribuições dos engenheiros?

O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) é uma entidade que tem como objetivo principal fiscalizar o exercício profissional das áreas da engenharia, agronomia e geociências. Um dos principais papéis do CREA é regulamentar as atribuições dos profissionais dessas áreas, definindo as competências e responsabilidades que cada profissional pode exercer. No caso dos engenheiros, o conselho define as atribuições profissionais para cada modalidade de Engenharia, tais como Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, entre outras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

atribuições dos engenheiros
Imagem reproduzida de CREA

Além disso, o CREA também é responsável por fiscalizar o exercício profissional e garantir que as atividades realizadas por eles estejam de acordo com as atribuições estabelecidas. O CREA ainda realiza fiscalizações em obras, empresas e instituições que empregam engenheiros para verificar se os profissionais estão atuando dentro das suas atribuições e cumprindo com as normas e regulamentos técnicos.

Veja Também: Como solicitar ao CREA a Certidão de Atribuição Profissional?

Quais são as atribuições atuais dos engenheiros?

As atribuições dos engenheiros variam de acordo com a sua modalidade de formação, ou seja, com a área da engenharia na qual eles são graduados. No entanto, em geral, as atribuições comuns a todas as modalidades de engenharia incluem:

  • Planejamento, coordenação e execução de projetos e obras de engenharia;
  • Estudo, concepção e desenvolvimento de sistemas, produtos e processos tecnológicos;
  • Elaboração de laudos, pareceres, perícias e avaliações técnicas;
  • Análise e solução de problemas técnicos e tecnológicos;
  • Coordenação e execução de serviços de manutenção, operação e segurança de sistemas, equipamentos e instalações;
  • Fiscalização, supervisão e gerenciamento de obras e serviços de engenharia.

As atribuições específicas de cada Engenharia são definidas pelo CREA, definindo as atividades e responsabilidades que os engenheiros de cada modalidade podem exercer.

atribuições dos engenheiros
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Veja Também: 5 motivos para assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lei Brasileira

A Resolução nº 1.073/2016 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) estabelece as atribuições dos profissionais da engenharia no Brasil, definindo suas competências e responsabilidades na elaboração de projetos, execução de obras, consultoria, fiscalização e outras atividades relacionadas.

As atribuições dos profissionais da engenharia são definidas com o objetivo de garantir a segurança, a qualidade e a eficiência das obras e serviços prestados à sociedade.

Quais atribuições são compartilhadas entre engenheiros civis e arquitetos?

No Brasil, as atribuições profissionais dos engenheiros civis e dos arquitetos podem apresentar algumas sobreposições e compartilhamentos, devido às semelhanças existentes entre as áreas de atuação dessas duas profissões. Algumas das atribuições que podem ser compartilhadas entre engenheiros civis e arquitetos incluem:

  • Elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos;
  • Coordenação de equipes de trabalho em projetos de construção civil;
  • Análise e dimensionamento de estruturas;
  • Supervisão e fiscalização de obras;
  • Elaboração de orçamentos e cronogramas para projetos de construção civil;
  • Atendimento aos requisitos de acessibilidade, conforto ambiental e segurança em projetos de construção civil.

No entanto, é importante lembrar que as atribuições profissionais específicas de cada profissão são definidas pelos respectivos órgãos regulamentadores - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) -, e podem variar de acordo com a formação acadêmica e a capacitação profissional de cada profissional.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CREA-MG, Edifique Jr.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo