Escolher uma profissão, um destino para a sua carreira, é algo muito sério. Talvez esteja no “top 10” das decisões mais difíceis que você terá de fazer depois do Ensino Médio. E é provável que, pela influência da escola e de todas as disciplinas que admira, sua escolha possa ser Biologia, que é a ciência responsável pelo estudo das diferentes formas de vida e de investigar a origem, evolução, estrutura e funcionamento de seres, organismos e meio ambiente. Mas e se, ao invés disso, ampliasse as opções e considerasse uma das engenharias?
Quais as outras opções para quem gosta de Biologia?
1. Engenharia Ambiental

Em primeiro lugar nesta lista, a Engenharia Ambiental é para quem gosta – além de biologia, física e química – de economia, política e antropologia. E essa profissão faz uso de recursos tecnológicos, como imagens de satélites, para lutar a favor da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e outros desafios ambientais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
2. Engenharia Biomédica

Com essa profissão, é possível investigar sistemas para detecção de doenças nos seres humanos e suas causas, o que pode ajudar os médicos a desenvolver tratamentos para combatê-las.
3. Engenharia de Biotecnologia

Essa Engenharia trabalha com tecnologias voltadas às áreas da saúde, química, ambiental e mais que são utilizados no estudo de plantas e microrganismos prejudiciais aos seres humanos.
Leia Mais
4. Engenharia Hídrica

Tal Engenharia, como algumas outras, analisa o uso de recursos naturais; nesse caso, o foco é a água e todo o impacto ambiental envolvido na sua exploração.
5. Engenharia Genética

E essa é para quem gosta especialmente de Biologia Molecular e novas tecnologias que levam a pesquisas relacionadas à animais, plantas, bactérias, vírus, entre outros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E quanto a Bioengenharia, considerada uma das carreiras mais promissoras?

Sim, pode-se dizer que a Bioengenharia é uma das profissões do futuro; isso porque lida com questões essenciais para o desenvolvimento da humanidade, unindo, como o próprio nome explica, Engenharia e Biologia, além de Medicina, Matemática, Química, Física e Tecnologia. O objetivo é desenvolver métodos e equipamentos inovadores. Por exemplo, equipamentos de diagnóstico e tratamento, aparelhos de respiração, órgãos artificiais, aparelhos de laboratório, centrífugas, incubadoras, maquinário necessário para o desenvolvimento genético, produção de energias renováveis, tratamento de água e resíduos químicos, produção de alimentos, e mais.
O único problema nesta história é que curso de Bioengenharia ainda não é oferecido por nenhuma universidade no Brasil. As alternativas mais perto disso são:
- Engenharia Bioenergética
- Engenharia Biomédica
- Engenharia Bioquímica
- Engenharia de Bioprocessos
- Engenharia de Biossistemas
- Engenharia de Biotecnologia
Fontes: Mais Bolsas, Guia da Carreira.
Comentários
