Engenharia 360

Conheça quais as Engenharias relacionadas à Biologia

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/03/2022 | Atualizado em 04/08/2022 3 min

Conheça quais as Engenharias relacionadas à Biologia

por Redação 360 | 21/03/2022 | Atualizado em 04/08/2022
Engenharia 360

Escolher uma profissão, um destino para a sua carreira, é algo muito sério. Talvez esteja no “top 10” das decisões mais difíceis que você terá de fazer depois do Ensino Médio. E é provável que, pela influência da escola e de todas as disciplinas que admira, sua escolha possa ser Biologia, que é a ciência responsável pelo estudo das diferentes formas de vida e de investigar a origem, evolução, estrutura e funcionamento de seres, organismos e meio ambiente. Mas e se, ao invés disso, ampliasse as opções e considerasse uma das engenharias?

Quais as outras opções para quem gosta de Biologia?

1. Engenharia Ambiental

Biologia
Imagem reproduzida de Engenharia Ambiental – Catho

Em primeiro lugar nesta lista, a Engenharia Ambiental é para quem gosta – além de biologia, física e química – de economia, política e antropologia. E essa profissão faz uso de recursos tecnológicos, como imagens de satélites, para lutar a favor da preservação do meio ambiente, sustentabilidade e outros desafios ambientais.

2. Engenharia Biomédica

Biologia
Imagem reproduzida de Engenharia Biomédica – G1

Com essa profissão, é possível investigar sistemas para detecção de doenças nos seres humanos e suas causas, o que pode ajudar os médicos a desenvolver tratamentos para combatê-las.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

3. Engenharia de Biotecnologia

Biologia
Imagem reproduzida de Engenharia de Biotecnologia – UNIVEM

Essa Engenharia trabalha com tecnologias voltadas às áreas da saúde, química, ambiental e mais que são utilizados no estudo de plantas e microrganismos prejudiciais aos seres humanos.

4. Engenharia Hídrica

Biologia
Imagem reproduzida de Engenharia Hídrica – Promoview

Tal Engenharia, como algumas outras, analisa o uso de recursos naturais; nesse caso, o foco é a água e todo o impacto ambiental envolvido na sua exploração.

5. Engenharia Genética

Biologia
Imagem reproduzida de Engenharia Genética – Profissão Biotec

E essa é para quem gosta especialmente de Biologia Molecular e novas tecnologias que levam a pesquisas relacionadas à animais, plantas, bactérias, vírus, entre outros.

E quanto a Bioengenharia, considerada uma das carreiras mais promissoras?

Biologia
Imagem reproduzida de Bioengenharia – Fitness Magazine

Sim, pode-se dizer que a Bioengenharia é uma das profissões do futuro; isso porque lida com questões essenciais para o desenvolvimento da humanidade, unindo, como o próprio nome explica, Engenharia e Biologia, além de Medicina, Matemática, Química, Física e Tecnologia. O objetivo é desenvolver métodos e equipamentos inovadores. Por exemplo, equipamentos de diagnóstico e tratamento, aparelhos de respiração, órgãos artificiais, aparelhos de laboratório, centrífugas, incubadoras, maquinário necessário para o desenvolvimento genético, produção de energias renováveis, tratamento de água e resíduos químicos, produção de alimentos, e mais.

O único problema nesta história é que curso de Bioengenharia ainda não é oferecido por nenhuma universidade no Brasil. As alternativas mais perto disso são:

  • Engenharia Bioenergética
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Bioquímica
  • Engenharia de Bioprocessos
  • Engenharia de Biossistemas
  • Engenharia de Biotecnologia

Fontes: Mais Bolsas, Guia da Carreira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo