O Brasil vive uma das suas fases mais vergonhosas. Nos últimos anos, o desmatamento, entre outros problemas de conservação do meio ambiente – água, ar e solo -, deram um salto gigantesco. É lamentável saber como tantas pessoas defendem que não há progresso sem que se passe por cima das espécies da nossa linda e rica flora e fauna. Pois o trabalho da Engenharia Ambiental vai justamente no caminho inverso, buscando soluções e divulgando ações que ajudem para que haja um desenvolvimento, sim, mas sem haver prejuízos para o ambiente que vivemos, para a Terra – algo que afeta a todos, em tantos níveis que nem conseguimos imaginar! Saiba mais no texto a seguir!

O que estuda um engenheiro ambiental?
Ainda na faculdade de Engenharia Ambiental, o profissional tem um treinamento multidisciplinar, olhando para temas das ciências exatas, humanas e biológicas. Ele também tem aulas de matemática, física, química, administração, ecologia, geologia, hidrologia e meteorologia. Mais tarde, em sua trajetória, começa a analisar com mais profundidade todos os terríveis impactos causados pela ação humana sobre o ambiente. Por exemplo, manejo de recursos naturais, poluição do ar, morte de espécies, contaminação do solo e das águas, e mais. E, então, percebe que a sua missão no mundo é entender as causas desses problemas, elaborar planos, divulgar soluções e cuidar da gestão ambiental pensando na preservação das espécies!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que faz um engenheiro ambiental?
Um profissional formado em Engenharia Ambiental desenvolve pesquisas e aplicações de tecnologias de manejo dos recursos naturais. Ele faz estudos de impacto ambiental, gerencia programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas.
A saber, engenheiros ambientais – devidamente registrados no CREA – podem trabalhar em:
Leia Mais
- indústrias;
- órgãos públicos ambientais;
- e ONGs.
Veja Também: Como funciona uma licença ambiental? | 360 Explica

São áreas da Engenharia Ambiental
- Análises de produtos ou atividades envolvendo o meio ambiente;
- Planejamentos e gestão de uso do solo;
- Elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA e RIMA);
- Assessoramento de empresas e governos em atividades voltadas à preservação do meio ambiente;
- Estudos para reutilização de resíduos;
- Monitoramento de água e ar, sobretudo análises de atividades de indústrias;
- Elaboração de projetos para recuperação de áreas degradadas – seja por indústrias, práticas agrícolas ou de extração mineral.
Diante do cenário atual brasileiro, talvez a Engenharia Ambiental seja uma das engenharias mais importantes para nos guiar em uma recuperação total da nossa economia e saúde, não acha? Escreva sua opinião na aba de comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
