Engenharia 360

Quais são as 5 maiores usinas solares do Brasil? Conheça agora!

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 23/05/2022 | Atualizado em 07/06/2022 3 min

Quais são as 5 maiores usinas solares do Brasil? Conheça agora!

por Rafael Panteri | 23/05/2022 | Atualizado em 07/06/2022

As fontes renováveis de energia se popularizaram nos últimos anos no Brasil; suas parcelas na geração nacional estão cada vez mais relevantes. Os principais dados sobre balanço energético brasileiro são fornecidos pela ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.

De acordo com levantamento dessa instituição, atualmente, o Brasil conta com 5.312MW de potência instalada em usinas fotovoltaicas. Além disso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) prevê um desenvolvimento na geração de 126 GW até 2040. Dessa forma, a luz do sol ultrapassará a fonte hídrica e se tornará a energia líder no país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você sabe qual é a maior usina fotovoltaica do Brasil? Conheça agora as cinco usinas solares com maior capacidade de geração do país!

Usina Solar São Gonçalo

Classificada como a maior usina solar da América do Sul, a Usina São Gonçalo entra em nosso primeiro lugar. Localizada no Piauí, possui capacidade de geração de 475 MW. Seus módulos são bifaciais – possuem tecnologia para gerar energia elétrica a partir do Sol nas duas faces da placa. Essa vantagem permite a redução de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.

Atualização: de acordo com as últimas informações que recebemos, esta usina já foi ampliada para 606 MW e está em nova ampliação de mais 256MW.

usina de energia solar
Imagem reproduzida de TecMundo

Usina Solar Pirapora

Foi considerada por muito tempo como a maior usina solar da América do Sul, até ser ultrapassada pela Usina São Gonçalo em 2020. Mas não se engane achando que a Usina Pirapora é pequena, pois, com mais de um milhão de painéis solares, sua potência de geração é de 321 MW. A saber, para sua construção em Minas Gerais, foi necessária uma área equivalente a 1.500 estádios de futebol.

usina de energia solar
Imagem reproduzida de Solis Energia

Usina Sol do Sertão

O complexo fotovoltaico Sol do Sertão, localizado na cidade de Oliveira dos Brejinhos (BA), possui uma potência Instalada de 475,7 MWp. Ao total, foram usados 1.075.200 painéis bifaciais e 122 inversores. Durante a construção da usina, que conta com uma área de 700 hectares, foram criadas aproximadamente 1,5 mil oportunidades de emprego direto para os habitantes do município.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

usina de energia solar
Imagem reproduzida de Capital Reset

Usina Solar Nova Olinda

Com seus 292 MW de potência no Piauí, a Usina Solar Nova Olinda entra no nosso quarto lugar. Realmente seu tamanho é bastante impressionante!

usina de energia solar
Imagem reproduzida de Enel Green Power

Parque Solar Ituverava

Localizado a 800 km de Salvado BA, o Parque Solar Ituverava possui capacidade de 254 MW. A geração de 550 GWh por ano da Usina é capaz de alimentar mais de 268 mil famílias.

usina de energia solar
Imagem reproduzida de Enel Green Power

Achou interessante? Escreva na aba de comentários se já conhecia alguma dessas usinas!


Fontes – Portal Solar, G1, ClickPetroleoeGas, Canal Solar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.