O projeto de edifício arranha-céu cubo na Arábia Saudita é chamado de Mukaab. Com medidas de 400 metros de altura, largura e comprimento, a contrução tem a ambição de se tornar a maior estrutura construída do mundo. Ela estará localizada no distrito de New Murabba, no centro de Riad, ocupando uma área de 19 quilômetros quadrados. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!
Qual é o objetivo do arranha-céu Mukaab?
O arranha-céu Mukaab e o distrito de Murabba foram anunciados pelo Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, que é Primeiro Ministro e Presidente da Nova Companhia de Desenvolvimento de Murabba (NMDC). O objetivo é criar um marco emblemático do novo desenvolvimento urbano, proporcionando moradia, trabalho, entretenimento e serviços dentro de um ambiente sustentável.
Quais são as características arquitetônicas do novo distrito de Murabba?
O novo distrito de Murabba foi planejado para ter várias áreas verdes, trilhas para caminhada e ciclismo, visando oferecer opções de transporte sustentáveis. O bairro terá seu próprio sistema de transporte interno e oferecerá serviços de moradia, trabalho e entretenimento a uma curta distância. A princípio, o empreendimento terá capacidade para mais de 104 mil unidades residenciais, 980 mil metros quadrados de espaços comerciais e 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, além de opções de lazer e instalações comunitárias.
Vale destacar que, quando concluído, o arranha-céu Mukaab poderá ser a maior estrutura construída do mundo.
Do lado externo, o revestimento do Mukaab terá forma triangular e será inspirado no estilo arquitetônico Najdi. Já a principal característica do interior será uma torre em espiral envolta por uma estrutura tecnológica, proporcionando uma experiência imersiva.
Veja Também:
LEIA MAIS
Arábia Saudita apresenta mega projeto de prédio que pode ter até 170 km
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Qual a extensão dos planos da Arábia Saudita?
O projeto Mukaab, um arranha-céu em forma de cubo, está previsto para ser concluído até 2030, de acordo com a declaração oficial do governo saudita. Além do Mukaab, a Arábia Saudita anunciou outros projetos ambiciosos, incluindo:
- Neom: É um projeto de desenvolvimento de uma cidade inteligente e sustentável de última geração. Está planejado para abranger uma área de 170 km, conectando a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales do noroeste da Arábia Saudita.
- Oxagon: Trata-se de uma cidade portuária flutuante com formato octogonal. Detalhes adicionais sobre esse projeto não foram fornecidos no texto.
- Trojena: É um equipamento de esqui ao ar livre e outros esportes de aventura que ficará aberto durante o ano inteiro. Não foram fornecidos mais detalhes sobre essa iniciativa no texto.
A Vision 2030 da Arábia Saudita é uma estratégia de longo prazo do governo para diversificar a economia do país e reduzir sua dependência em relação ao petróleo. A visão busca transformar a Arábia Saudita em uma economia mais diversificada e orientada para o futuro, com foco em setores como turismo, entretenimento, tecnologia e energia renovável. Essa iniciativa visa impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos sauditas.
Veja Também:
Fontes: ArchDaily.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.