Um dos focos do trabalho da arquitetura moderna é o desenvolvimento de projetos e construção de habitats mais sustentáveis e harmônicos com a natureza. Dentre as novas iniciativas, podemos citar como exemplo a proposta audaciosa e inovadora da Fab Tree Hab. A mesma foi desenvolvida por Terreform ONE, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos dedicado à arte e liderado pelo arquiteto Mitchell Joachim.
Essa estrutura de pavilhão eco-friendly foi construída em uma área de floresta nas proximidades do rio Hudson, em Nova York. Confira detalhes da obra no texto a seguir, do Engenharia 360!
O conceito de projeto arquitetônico da Fab Tree Hab
A Fab Tree Hab foi idealizada para a competição de design "Habitat for Humanity" em 2002, quando Joachim ainda estava estudando doutorado em arquitetura no MIT. A estrutura surpreende em termos de originalidade e comprometimento com o bem-estar ambiental. E pode-se dizer que ela parece mais um organismo vivo, em constante crescimento e evolução.
A ideia para esse modelo de habitação veio da necessidade de repensarmos o próprio modelo de construção. Então, foi lançada uma proposta inovadora para integração da arquitetura e engenharia à natureza. O edifício pode ser ocupado por humanos ou animais, juntamente das plantas - mais precisamente de árvores em crescimento.
Veja Também: Bio Arquitetura: entenda o seu conceito e como ele tem influenciado o planejamento de espaços urbanos
As características de engenharia estrutural da Fab Tree Hab
A primeira unidade Fab Tree Hab foi instalada em uma floresta de quatro hectares em New Windsor, com financiamento do National Endowment for the Arts. Ela tem cerca de 93 metros quadrados e é composta de sequências de pilares principais - nervuras verticais da espinha dorsal viva para o pavilhão - feitos de salgueiros-brancos replantados em fazendas de biomassa. Essas peças são "dobradas" em andaimes de madeira maciça, como um casco de barco invertido - que, aliás, consegue criar um ambiente único e super interessante para a vida vegetal.
O salgueiro-branco foi escolhido por sua capacidade de crescimento relativamente rápido, alcançando dezenas de metros em poucos anos. Ainda jovens e flexíveis, as árvores podem já ser dobradas. Depois, as outras espécies são plantadas na habitação em vasos de materiais biodegradáveis, com junta feita à mão e bioplástico. A ideia da Terreform ONE é replicar a Fab Tree Hab agora em outros lugares.
A transformação das árvores em moradias
Os blocos de construção da Fab Tree Hab devem, portanto, ser utilizados pelas árvores para o seu crescimento, um enxerto de cada vez. Os plantadores são estrategicamente posicionados para que a estrutura fique bem preenchida, crescendo e evoluindo ao longo do tempo. O edifício fica, então, cada vez mais alto. Ou seja, é uma arquitetura viva, em constante transformação e em sintonia com a natureza circundante!
Veja Também: Bio-arquitetura em Destaque: O Edifício Ecológico Feito de Sal, Girassóis e Urina Reciclada
Os benefícios ambientais desse modelo de arquitetura sustentável
Pode-se perceber pelas imagens neste texto que a Fab Tree Hab teve um design muito bem planejado para se tornar um habitat natural. Essa é uma abordagem holística que promove coexistência harmoniosa entre as obras de engenharia e a natureza da Terra. Ela pode servir de inspiração para muitos outros projetos sustentáveis, incentivando a substituição de materiais industriais por recursos naturais e a adoção de técnicas inovadoras, desafiando as normas de construção tradicional.
São alguns benefícios de arquiteturas vivas como da Fab Tree Hab:
- Redução do impacto ambiental, com utilização de materiais renováveis e redução do uso de concreto.
- Promoção da biodiversidade, e atração de diversas espécies de plantas e animais;
- Adaptação às mudanças climáticas, pois os sistemas biológicos são resistentes e capazes de responder às condições ambientais;
- E laboratório vivo, para monitoramento da evolução do ecossistema e fornecimento de informações valiosas para pesquisas futuras.
O futuro da construção e o legado para próximas gerações
Mitchell Joachim, por meio dos projetos da Terreform ONE, incluindo a Fab Tree Hab, nos oferece uma visão do futuro da habitação verde - casas, garagens, pérgolas, museus, casas de ópera, etc. E o legado que o Engenharia 360 pode passar às gerações futuras é esse lembrete de que podemos construir de maneira mais sustentável e equitativa para todos.
Veja Também:
Fontes: Revista Casa e Jardim, Fast Company, DesignBoom.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.