O Marrocos está se preparando para a Copa de 2023, projetando ser a sede da final desse campeonato mundial de futebol masculino. Para marcar esse novo capítulo da história da engenharia, vários obras ousadas estão sendo erguidas, a exemplo do Grand Stade Hassan II, que poderá ser um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 115 mil pessoas. Confira mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Um refúgio verde para Casablanca
O Grand Stade está previsto para ser construído em um terreno de 100 hectares em El Mansouria, no coração de Casablanca. Seu projeto de arquitetura é assinado pelo escritório Oualalou + Choi em parceria com especialistas da Populous. Ele combina a tradição marroquina com o design moderno, refletindo a ambição do país de se consolidar como uma potência esportiva global - peça-chave na visão do Rei Mohammed VI. Com jardins suspensos a 28 metros de altura ao redor, será como um refúgio verde em meio ao ambiente urbano.
Aliás, a vegetação não será apenas um elemento decorativo, mas parte integrante do design, com paisagens exuberantes visíveis de praticamente todos os ângulos, seja nas arquibancadas ou nas áreas de circulação. E justamente essa integração no ambiente esportivo dará à obra um ar de oásis, promovendo aos torcedores uma experiência que vai além do futebol.
Já do lado de dentro, o estádio contará com três camadas de arquibancadas em cada extremidade. A visão do campo foi planejada para ser para todos a mais envolvente e vibrante. Aqueles que buscam por uma experiência exclusiva poderão contar com áreas de hospitalidade, incluindo camarotes privados, salas VIP e VVIP, onde o luxo e o conforto serão a norma.
O conceito por trás do design do Grand Stade
Segundo especialistas da Oualalou + Choi e Populous, a maior inspiração para o projeto do Grand Stade Hassan II foi a tradição marroquina do moussem, um tipo de festividade com encontros sociais que ocorrem a céu aberto. Por isso, o novo estádio apresentará um formato tipo tenda, feito com estrutura de alumínio especial e sustentado pelo anal de 32 arquibancadas, protegendo tanto os espectadores quanto os jardins ao redor. Ao mesmo tempo, os designers garantiram que o novo estádio atendará aos altos padrões FIFA.
Um gigante em construção
A construção do Grand Stade Hassan II já começou! Estão sendo empregados R$ 7 bilhões em recursos públicos para erguer esse novo centro esportivo. Os investidores confiam especialmente na vasta experiência do escritório Populous, reconhecido por projetos icônicos como o Tottenham Hotspur Stadium e o Emirates Stadium. Assim, o novo estádio será uma adição memorável ao seu portfólio.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quando concluída, essa arquitetura será, além de um dos maiores estádios de futebol do mundo, uma prova viva da capacidade do Marrocos de combinar cultura, inovação e ambição em uma só obra-prima. Esse feito deve, enfim, solidificar o destino do país no cenário esportivo internacional.
Veja Também: Marrocos inicia a construção do maior estádio do mundo para a Copa de 2030
Fontes: Exame.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.