A Capital da Amazônia Meridional e do Mato Grosso, o Centro Geodésico da América do Sul, é habitada por mais de 620 mil pessoas e está completando os seus 303 aninhos de idade neste dia 8 de março de 2022. Este post é uma homenagem do Engenharia 360!
A evolução de Cuiabá
Por estas terras de Cuiabá passaram, entre 1673 e 1682, muitos e muitos bandeirantes. Mas, especialmente no ano de 1719, dois deles, vindos de Sorocaba, São Paulo, se fixaram na região atrás de ouro e, assim, fundaram a cidade, antes chamada de Forquilha, às margens onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo Beira-Rio -, só emancipada quase cem anos depois, em 1818. Logo a notícia se espalhou pelo Brasil, e muita gente emigrou para o local.
Em 1723, já estava erguida a igreja matriz dedicada ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, onde hoje é a Catedral. Em 1727, Cuiabá foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. E finalmente, em 1835, ela virou a capital de Mato Grosso.
Cuiabá chegou a ser invadida durante a Guerra do Paraguai - que ocorreu entre 1864 e 1870 -, e até sofreu com a epidemia de varíola por volta do mesmo período. Hoje, a capital é conhecida como uma 'cidade verde', por causa da sua grande arborização. Talvez por conta disso, foi eleita como uma das doze sedes para a Copa do Mundo FIFA de 2014, representando a região do Pantanal - perto cerca de cem quilômetros. Para descobrir mais de suas belezas, confira, a seguir, fotos revelando um pouco da sua Arquitetura e Engenharia!
Fontes: Wikipedia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.