Engenharia 360

Áreas que integram a Engenharia Bioquímica

Imagem padrão usuário
por Jennifer Evaristo
| 11/01/2016 | Atualizado em 11/01/2022 2 min

Áreas que integram a Engenharia Bioquímica

por Jennifer Evaristo | 11/01/2016 | Atualizado em 11/01/2022
Engenharia 360

A Engenharia Bioquímica é um curso novo e que é oferecido somente por algumas faculdades públicas no Brasil, como por exemplo, a USP e a UfsCar. Mas afinal, qual a diferença entre Engenharia Bioquímica e a Engenharia Química?
A formação do engenheiro bioquímico é bem parecida com a do engenheiro químico, a engenharia bioquímica é um curso que mescla a química com conhecimentos em biologia. Muitas pessoas no mercado de trabalho confundem o engenheiro com um farmacêutico bioquímico e o acaba afastando de vagas relacionadas com engenharia química.

engenharia-blog-da-engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma das diferenças de um para o outro é a questão de o engenheiro químico possui conhecimento na área de metalúrgica, e o bioquímico não. O engenheiro bioquímico atua em todos os setores industriais que usam processos fermentativos ou enzimáticos para ter o produto de mercado, sendo assim, ele é presente nos setores de bebidas fermentadas em geral, lácteo, alimentício, farmacêutico, combustível e entre outras diversas áreas, além de trabalhar nas áreas que o engenheiro químico trabalha.

Como a falta de divulgação sobre esse curso é pouca, ele acaba encontrando um pouco de resistência no mercado de trabalho. Há alguns casos de concursos públicos que os candidatos tem dificuldades em se candidatar, pois aparecem editais para estudantes ou formandos só em Engenharia Química, sem a opção da Bioquímica, apesar de terem praticamente as mesmas funções.

Para quem quer cursar Engenharia Bioquímica, os conhecimentos necessários são os mesmos para qualquer outro curso de engenharia que a pessoa estaria prestando, deve ter uma facilidade maior com matemática, raciocínio lógico, química e biologia, ou seja, nas áreas de exatas. Espírito de liderança é uma boa qualidade para quem trabalha nessa área, além de conhecimentos em outros idiomas no qual é importante para qualquer tipo de vaga de emprego.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo