Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Até 2030, Apple deve lançar dispositivos de realidade aumentada

por Redação 360 | 11/03/2021

Alguns rumores sobre as próximas novidades da Apple em Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista têm vindo à tona

Ultimamente, alguns rumores sobre as próximas novidades da Apple em Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e Realidade Mista (RM) têm vindo à tona. Segundo o analista Ming Chi-Kuo, que tem histórico acompanhando lançamentos da Apple, hoje é possível prever algumas datas para alguns lançamentos inéditos. Além das lentes de contato, que certamente mudarão paradigmas neste segmento, a multinacional também traz óculos e headset de realidade aumentada.

Em nota da TF International Securities, obtida pelo site especializado MacRumors, Kuo afirma que o projeto é que em 2022 o novo headset da marca seja lançado. Depois, em 2025, segue com o lançamento do novo óculos. Segundo ele, são fases de desenvolvimento desses dispositivos de RA e RM, sendo que os mesmos ficam cada vez menores. Por isso, o passo seguinte seria o lançamento de lentes de contato, previstas para o decênio 2030 – 2040.

“Nós antevemos que o capacete (headset) proporcione experiências em RA e RV, enquanto os óculos e lentes de contato terão foco em aplicações de RA”, afirma o analista. Ele também acredita que os novos produtos serão significativamente mais imersivos do que os dispositivos que existem atualmente.

Apple e Sony trabalhando juntas

Em sua nota, Kuo ainda comenta sobre marcas como Sony e Pegatron, que, entre outras, estão contribuindo com os novos produtos da Apple, fornecendo materiais e serviços. Por isso, eles formam a “cadeia primária de beneficiários do headset”, nas palavras dele.

A Sony, por exemplo, sem dúvida visa incorporar o novo lançamento em seus produtos, como os videogames Playstation. Afinal, a empresa tem um forte histórico de investimentos em inovações. Além disso, Kuo ainda confirma um rumor antigo, de que o headset será equipado com dispositivos Micro-OLED fornecidos pela multinacional de origem japonesa.

possível dispositivo de realidade virtual da apple

Sem dúvida, já espera-se que o headset seja incorporado a outros, como TVs, computadores ou mesmo celulares. Resta saber quanto tempo depois do lançamento a tecnologia pode ser aproveitada por outras marcas, trazendo opções para o mercado. Afinal, a tendência é que o headset só possa ser compatível com produtos Apple.

Óculos e lentes de contato prometem inovação em RA

Apesar de ainda não haver protótipo, os óculos com lançamento previsto para depois de 2025 prometem uma rica experiência em RA por meio da visão, segundo Kuo. A ideia é que eles sejam mais portáteis do que o headset.

Seu uso está focado em conjunto com o aparelho mais portátil que usamos todos os dias, o smartphone, ao passo que o headset não. Além disso, o projeto maior é que daqui a algumas décadas seu uso seja em conjunto com o AppleCar, proporcionando uma visão em RA para motoristas.

Por fim, temos as lentes de contato em RA, cuja chegada no mercado é prevista para depois de 2030. Sobre elas, Kuo apenas comentou que “esses produtos (lentes) trarão os eletrônicos da era da “computação visível” para a era da “computação invisível”. Apesar de instigante, o analista não forneceu mais detalhes sobre isso.

Fontes: MacRumors; Gizmodo

E você, o que achou dos novos projetos da Apple? Conte na seção de comentários!

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Comentários