Engenharia 360

A linda Florianópolis completa de 349 anos de história

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/03/2022 3 min

A linda Florianópolis completa de 349 anos de história

por Redação 360 | 23/03/2022
Engenharia 360

Muita gente relaciona a imagem de Florianópolis à imigração sobretudo portuguesa. Porém, a história da cidade começou bem antes disso, com os índios Carijó, que oficialmente foram os povoadores originais da ilha de Santa Catarina e arredores – na época chamada de Meiembipe. Eles formaram, no local, o que se pode chamar de primeira sociedade bem organizada e planejada, adaptada ao ambiente costeiro.

Santa Catarina - Florianópolis
Imagem reproduzida de Floripa Sustentável

Depois dos índios, Dias Velho, o paulista, ex-bandeirante e proprietário de terras, criou um plano de expansão comercial e começou a adquirir propriedades variadas na região – como casas e até uma capela, onde hoje é a Igreja Matriz. Foi justamente este homem que mandou 100 pessoas para povoar outra vez a Ilha – época em que o território fazia parte de Laguna. Assim começou o processo de transformação de Florianópolis – isso foi no século XVI!

Santa Catarina
Imagem reproduzida de Pousada dos Chás Hotel Boutique

Em 1726, a cidade, na ocasião chamada de Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, foi finalmente emancipada e, na sequência, construída a antiga Câmara de Vereadores. Inclusive, é por isso que até existe uma polêmica com relação a data de fundação de Florianópolis. Outra história que gera bons debates é quanto à origem do nome. Parece que a inspiração seria o nome do Marechal de Ferro, ou Floriano Peixoto, que governou o Brasil entre 1891 e 1894. Então, esse batismo seria um movimento em resposta à Revolta Federalista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Santa Catarina - Florianópolis
Imagem reproduzida de Laura Coutinho
Santa Catarina
Imagem reproduzida de NSC Total
Santa Catarina
Imagem reproduzida de greenMe
Santa Catarina - Florianópolis
Imagem reproduzida de ARV Construtora
Santa Catarina
Imagem reproduzida de Convite ao Turismo

A saber, em 2022, existe uma proposta de um vereador local para que os seus conterrâneos votem, em plebiscito durante as eleições, a troca do nome ‘Florianópolis’ para ‘Floripa’, como a cidade já é popularmente conhecida! O que você acha dessa ideia? Escreva nos comentários! E, por falar nisso, parabéns aos florianopolitanos pelos seus 349 anos!


Fontes: NSC Total.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo