Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

ANA disponibiliza cursos sobre gestão de água gratuitos e com certificado

por Kamila Jessie | 10/11/2020
Copiado!

Você sabe por que é importante gerenciar a alocação de recursos hídricos? A ANA disponibilizou cursos EAD explicando minuciosamente as esferas do manejo de água.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem investido massivamente em capacitação em gestão de águas. Para isso, além de cursos presenciais e semipresenciais, o Ensino à Distância (famigerado EAD) tem sido um veículo. Pensando em estudantes e profissionais de Engenharia que atuam no setor de recursos hídricos, direta ou indiretamente, nós comentamos aqui quais são os cursos disponibilizados pela ANA com inscrições abertas, bem como demais opções para que você preste atenção quando surgirem vagas. Venha conferir!

Esse link explica as modalidades dos cursos, sendo que aqueles em formato completamente EAD têm vagas ilimitadas. Todos com certificado, que você pode usar para dar aquele boost no LinkedIn, complementar seu currículo Lattes ou mesmo comprovar horas de estudo extracurricular na faculdade. É para aproveitar mesmo!

Cursos da ANA com inscrições abertas

Aqui você encontra a lista dos cursos para os quais você pode se inscrever gratuitamente e de prontidão. Os temas, voltados para gestão de recursos hídricos, vão desde assuntos como explicações sobre o Comitê de Bacias, outorga de água, cobrança sobre uso da água, gestão participativa, dentre outros. Há também a parte de hidrologia geral e codificação de bacias, com cursos disponíveis em português e espanhol. Outra opção são os cursos mais práticos, no que tange particularmente irrigação e seus equipamentos e também orientações sobre preenchimentos de formulários para inspeções e segurança de barragens e plano de ação de emergências.

O que eu tenho a ver com recursos hídricos?

Destaque aqui para quem acha que recursos hídricos são uma matéria muito específica: não é bem assim. Entender a parte de planejamento e gestão pode ser útil para alocação de recursos, muito útil para o pessoal da modelagem.

Outro detalhe é o nexo água-energia-alimento, que pode reunir engenheiras e engenheiros ambientais, sanitaristas, de energia, agrícolas, florestais e civis (esquecemos algum(a)?), novamente disputando recursos e representando tomadores de decisão no setor. É aí que estes  cursos ajudam, fornecendo uma visão holística do uso da água e permitindo insights para estudantes e profissionais nas mais diversas áreas de atuação.

diagrama ilustrando as relações entre água, energia e alimento
Imagem: via Qatar Tribune

E aí, já se inscreveu? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários