Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Alunos de design criam acessórios feitos de frutas que iriam para o lixo

por Clara Ribeiro | 03/03/2016
Copiado!

Os últimos dados divulgados pela ONU mostram que aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, ou seja, 30 por cento da produção do mundo todo é descartada anualmente. Este absurdo não parece atingir as autoridades, pois não são criadas estratégias para frear o desperdício.
Mas se o fato não chama a atenção dos chefes de Estado, há pessoas que se importam e se mobilizam para combatê-lo como os estudantes de design do Willem de Kooning Academie, no sul da Holanda. Eles tiveram a ideia de aproveitar frutas que seriam jogadas no lixo para criar acessórios.

acessórios-feitos-de-frutas-blog-da-engenharia

Crédito: Divulgação


 
Mangas são transformadas em bolsas, nectarinas em sacolas de compras e veja só, a polpa retirada dos pêssegos viram abajures. As frutas que sofrem essa metamorfose são aquelas consideradas “impróprias para a venda” pois não têm estética favorável – são tortas ou com tamanhos desproporcionais. Por conta disto e somente disto vão parar na lata de lixo.
Para criar os objetos os alunos usaram técnicas que os chefs de cozinha utilizam: amassam, cozinham e secam as frutas já no molde que desejam. As frutas podem ser misturadas para obter resultados diferentes. Por exemplo, um dos criadores disse em entrevista ao portal Ecouterre, que acessórios feitos de uma fruta só geralmente ficam frágeis e por isso juntar duas ou mais à receita resulta em produtos melhores.
Os produtos ficam parecidos com um couro ecológico e são ultra vendáveis, podendo ser uma saída para o combate ao desperdício de alimentos. O que achou da ideia?
Fonte: Planeta Sustentável

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários