Engenharia 360

Conheça o magnífico estádio Al Thumama, construído para a Copa do Mundo FIFA 2022

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 4 min
Imagem reproduzida de Placar

Conheça o magnífico estádio Al Thumama, construído para a Copa do Mundo FIFA 2022

por Simone Tagliani | 18/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de Placar
Engenharia 360

O momento mais aguardado do ano chegou! A Copa do Mundo finalmente está aí e o Engenharia 360 apresenta a você o estádio Al Thumama, um dos palcos desta competição. Seu projeto é realmente único, com design admirável, que representa demais a cultura árabe. Ao mesmo tempo que parece simples, enche os olhos de quem o observa. E sua estrutura já está prontinha, esperando receber, por partida, 40 mil espectadores.

Em breve, muitas imagens do Al Thumama vão rodar o mundo. Mas antes que nenhum chute a gol seja dado na Copa do Mundo, trazemos imagens e informações curiosas sobre este belos exemplar da Arquitetura e Engenharia Civil. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Localização de Al Thumama

O estádio Al Thumama está localizado num dos novos distritos de Doha, com o mesmo nome, no Catar, em área planejada de acordo com um rígido padrão de grade. A zona é majoritariamente residencial, com fácil conexão a redes de transportes, como a Al Matar Street. Além disso, fica perto do Aeroporto Internacional Hamad, a mais ou menos a 12 km do centro da capital do Catar ao sul.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Agora RN

Projeto do estádio

O projeto do Al Thumama, patrocinado pelo governo do Catar, começou diferente. Era para ser o primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a FIFA vetou a ideia. Assim nasceu um novo modelo de design, que acabou se tornando um grande polo de inovação artística e de tecnologia - combinado com um entorno modernizado e melhoria da mobilidade urbana. O Catar considera o Al Thumama um estádio muito importante por ter sido idealizado somente por pessoas nascidas no país.

A saber, a partida inaugural deste campo foi nas novas instalações, em 2021, pela Copa Emir, entre os times Al Rayyan e Al Sadd. E após a Copa do Mundo, algumas das áreas de assentos serão convertidas em hotel, shopping, clínica médica, polo comunitário para a prática de esportes e mesquita.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Yahoo Esportes
estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de CASACOR

Inspiração de design

O design do estádio Al Thumama foi inspirado em uma peça de vestimenta masculina árabe - geralmente usada por meninos pré-adolescentes -, a touca branca chamada de Gahfiya, com tecido desenhado, e que simboliza dignidade e independência na cultura da região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Qatar Tribune

Dados da estrutura

Palco de oito jogos até as quartas de final da Copa do Mundo, o Al Thumama tem formato circular, com 240 metros de diâmetro de 43 metros de altura. Sua cobertura, inspirada na Gahfiya, é sustentada por cabos e é feita com uma membrana texturizada, ocupando 35.000 m².

Esse rendado provoca um efeito de iluminação noturna bastante charmoso, assim como os assentos das arquibancadas em verde, vermelho e branco. Para finalizar, o estádio conta com um moderno sistema de reutilização da água, que ajuda a irrigar um parque de 50 mil m² repleto de árvores nos arredores; e também há uma tecnologia de refrigeração com ar gelado que sai do chão no meio das arquibancadas e pode deixar o estádio a 18 ºC , se estiver muito quente.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de UOL

Veja Também: Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo FIFA 2022


Fontes: O Globo, UOL.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo