Engenharia 360

Conheça o magnífico estádio Al Thumama, construído para a Copa do Mundo FIFA 2022

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/11/2022 | Atualizado em 21/11/2022 3 min

Conheça o magnífico estádio Al Thumama, construído para a Copa do Mundo FIFA 2022

por Simone Tagliani | 18/11/2022 | Atualizado em 21/11/2022
Engenharia 360

O momento mais aguardado do ano chegou! A Copa do Mundo finalmente está aí e o Engenharia 360 apresenta a você o estádio Al Thumama, um dos palcos desta competição. Seu projeto é realmente único, com design admirável, que representa demais a cultura árabe. Ao mesmo tempo que parece simples, enche os olhos de quem o observa. E sua estrutura já está prontinha, esperando receber, por partida, 40 mil espectadores.

Em breve, muitas imagens do Al Thumama vão rodar o mundo. Mas antes que nenhum chute a gol seja dado na Copa do Mundo, trazemos imagens e informações curiosas sobre este belos exemplar da Arquitetura e Engenharia Civil. Confira!

Localização de Al Thumama

O estádio Al Thumama está localizado num dos novos distritos de Doha, com o mesmo nome, no Catar, em área planejada de acordo com um rígido padrão de grade. A zona é majoritariamente residencial, com fácil conexão a redes de transportes, como a Al Matar Street. Além disso, fica perto do Aeroporto Internacional Hamad, a mais ou menos a 12 km do centro da capital do Catar ao sul.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Agora RN

Projeto do estádio

O projeto do Al Thumama, patrocinado pelo governo do Catar, começou diferente. Era para ser o primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a FIFA vetou a ideia. Assim nasceu um novo modelo de design, que acabou se tornando um grande polo de inovação artística e de tecnologia – combinado com um entorno modernizado e melhoria da mobilidade urbana. O Catar considera o Al Thumama um estádio muito importante por ter sido idealizado somente por pessoas nascidas no país.

A saber, a partida inaugural deste campo foi nas novas instalações, em 2021, pela Copa Emir, entre os times Al Rayyan e Al Sadd. E após a Copa do Mundo, algumas das áreas de assentos serão convertidas em hotel, shopping, clínica médica, polo comunitário para a prática de esportes e mesquita.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Yahoo Esportes
estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de CASACOR

Inspiração de design

O design do estádio Al Thumama foi inspirado em uma peça de vestimenta masculina árabe – geralmente usada por meninos pré-adolescentes -, a touca branca chamada de Gahfiya, com tecido desenhado, e que simboliza dignidade e independência na cultura da região.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de Qatar Tribune

Dados da estrutura

Palco de oito jogos até as quartas de final da Copa do Mundo, o Al Thumama tem formato circular, com 240 metros de diâmetro de 43 metros de altura. Sua cobertura, inspirada na Gahfiya, é sustentada por cabos e é feita com uma membrana texturizada, ocupando 35.000 m².

Esse rendado provoca um efeito de iluminação noturna bastante charmoso, assim como os assentos das arquibancadas em verde, vermelho e branco. Para finalizar, o estádio conta com um moderno sistema de reutilização da água, que ajuda a irrigar um parque de 50 mil m² repleto de árvores nos arredores; e também há uma tecnologia de refrigeração com ar gelado que sai do chão no meio das arquibancadas e pode deixar o estádio a 18 ºC , se estiver muito quente.

estádio Al Thumama
Imagem reproduzida de UOL

Veja Também: Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo FIFA 2022


Fontes: O Globo, UOL.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo