Engenharia 360

Acidente no Rio: peritos avaliam as condições dos pilares da Ponte Rio-Niterói

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Acidente no Rio: peritos avaliam as condições dos pilares da Ponte Rio-Niterói

por Redação 360 | 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Foi nesta segunda-feira, 14 de novembro de 2022. Ao final do dia, a torre do Aeroporto Santos Dumont registrava ventos próximos a 54 km/h; na verdade, o Rio de Janeiro já estava em estágio de mobilização desde o início da tarde. Logo um graneleiro mal fundeado na Baía de Guanabara – há muito tempo abandonado no local – ficou à deriva e atingiu a Ponte Rio-Niterói. A mesma já estava totalmente fechada às 18h25. Ainda na mesma noite, o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para dar atualizações sobre a situação da estrutura, dizendo que a avaliação em três pilares da ponte não detectou qualquer avaria.

Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de Rápido no Ar
Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de Monitor Mercantil

Primeiras impressões da situação da Ponte Rio-Niterói

Parece que uma equipe técnica vistoriou os pilares 71, 72 e 73 da Ponte Rio-Niterói. E, de fato, não parece haver avaria na estrutura (infra e meso). A avaliação nos aparelhos de apoio estão indicando danos de pequena monta – poucos críticos. Especialistas em Engenharia acreditam que provavelmente a parte de cima do navio, chamada de superestrutura, não tenha conseguido alcançar a ponte. Por isso, acredita-se que logo o tráfego possa ser parcialmente liberado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, como a embarcação não atingiu a Ponte Rio-Niterói? Bom, é porque a estrutura possui, nos seus pilares, defesas, sendo outros pilares construídos ao redor do pilar principal de sustentação. Isso pode ter impedido a colisão do cargueiro com a pista, ou seja, a parte principal da ponte. Então, por hora, a primeira impressão é de que não há consequências mais graves.

Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de Meia Hora
Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de Ligado em Campos
Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de O Globo

De todo modo, a EcoRodovias está checando no detalhe o impacto da colisão na estrutura da ponte. Qualquer dano precisará ser apurado. Até porque os problemas, se não agora, podem aparecer a longo prazo. E vale lembrar que qualquer desabamento colocaria vidas em risco e impediria os carros e navios de transitar no local. Na verdade, o melhor mesmo é que, até que seja feita uma análise muito criteriosa da estrutura da Ponte Rio-Niterói, não seria recomendado o uso da mesma.

Ponte Rio-Niterói
Imagem reproduzida de Poder360

Fontes: Globo, IG, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo