Estamos vivendo uma nova era em que nos sentimos obrigados a trazer à tona questões delicadas como o racismo e a segregação. Nesse sentido, é fundamental estimularmos a participação de jovens negros em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A história de Ronald McNair pode ser uma grande inspiração para essa jornada.
Quando tinha apenas 9 anos, McNair foi impedido de retirar livros da biblioteca segregada de Lake City. No entanto, isso não o impediu de tornar-se campeão de karatê e músico de jazz, conquistar um PhD em física pelo MIT e tornar-se astronauta da NASA. Descubra mais sobre a trajetória inspiradora de Ronald McNair no texto do Engenharia 360 a seguir!
Quem foi Ronald McNair?
Ronald Erwin McNair foi um físico, astronauta e saxofonista americano. Ele nasceu em 21 de outubro de 1950 em Lake City, Carolina do Sul, e faleceu em 28 de janeiro de 1986 durante a missão STS-51-L do ônibus espacial Challenger.
McNair se formou em Física na Carolina do Norte, onde obteve seu PhD em Física em 1976. Ele foi selecionado pela NASA em 1978 como candidato a astronauta e voou pela primeira vez no espaço em 1984 na missão STS-41-B do ônibus espacial Challenger.
Veja Também:
Conheça a história de André Rebouças, o primeiro engenheiro negro no Brasil
LEIA MAIS
A tragédia do Challenger
Durante a missão STS-51-L, que terminou em tragédia com a explosão do Challenger, McNair estava encarregado de realizar experimentos de física no espaço. Ele foi um dos sete astronautas que perderam a vida no desastre.
A saber, o ônibus espacial Challenger explodiu 73 segundos após o lançamento, matando todos os sete membros da tripulação. A causa foi uma falha no funcionamento de um dos propulsores sólidos, que danificou o tanque de combustível externo. A tragédia levou a uma revisão completa dos procedimentos de segurança da NASA e a medidas para melhorar a cultura de segurança e comunicações entre funcionários.
Veja Também:
Mulheres negras nos cursos de Engenharia: relato de estudante da Poli mostra como é a realidade
O que Ronald McNair fez de relevante na área científica?
Ronald McNair se tornou o segundo afro-americano a entrar em órbita, após Guion Bluford. Infelizmente, ele é mais conhecido por sua trágica morte. Mas, antes antes de sua carreira como astronauta, McNair apresentou uma tese de doutorado sobre a utilização de lasers para a espectroscopia de raios-x. Ele também realizou pesquisas sobre o uso de lasers para fins militares e civis e foi reconhecido como um dos principais especialistas mundiais em espectroscopia de laser.
McNair foi premiado com vários prêmios e honrarias por suas contribuições científicas e acadêmicas, incluindo a Medalha de Serviço Distinto da NASA. E até hoje seu legado continua a inspirar jovens cientistas e astronautas a buscar seus sonhos e a alcançar suas metas.
Qual a relação de Ronald McNair com as engenharias?
Precisamos lembrar que Ronald McNair tinha formação em Engenharia Física. Ele se formou com honras pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, e obteve seu PhD em Física pela Universidade de Massachusetts. McNair também possuía um diploma de bacharel em Matemática.
McNair foi selecionado pela NASA como astronauta. E como físico e engenheiro, contribuiu significativamente para a realização de experimentos científicos em microgravidade, durante a sua missão no espaço. Além disso, trabalhou como consultor para a Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e para a IBM, e foi um forte defensor da educação e inspiração para jovens estudantes, especialmente para aqueles de origens sub-representadas na ciência e na engenharia.
Por fim, Ronald McNair dedicou grande parte de seu tempo livre para falar em escolas e em eventos para incentivar a participação de jovens negros na ciência e na tecnologia.
Por que a carreira de Ronald McNair deve ser uma inspiração para engenheiros?
A carreira de Ronald Erwin McNair é, sem dúvidas, uma inspiração para profissionais ligados às engenharias, pois ele superou inúmeras adversidades para se tornar um físico renomado, além de ser um astronauta que deu sua vida na busca pelo avanço científico.
McNair nasceu em uma família humilde na Carolina do Sul e enfrentou o racismo e a segregação ao longo de sua vida. Apesar desses obstáculos, ele se destacou academicamente e obteve seu doutorado em física pela prestigiosa Universidade de Massachusetts.
A trajetória de McNair é um exemplo de perseverança e dedicação aos estudos, mesmo diante de desafios significativos. Ele provou que é possível alcançar grandes feitos na ciência e tecnologia, mesmo diante de obstáculos sociais e econômicos.
Os profissionais de engenharia, em particular, podem se inspirar no trabalho de McNair como astronauta e cientista, que demonstrou a importância da pesquisa e do avanço tecnológico para a humanidade. Além disso, sua dedicação aos estudos e sua capacidade de superar problemas são valores fundamentais para qualquer profissional de sucesso.
Veja Também:
Fontes: Fotografias Histtóricas em Instagram, Wikipédia, University of Washington, New Jersey Institute of Technology.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.