Engenharia 360

Rainha Elizabeth II: uma autodidata em Engenharia Mecânica

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/09/2022 | Atualizado em 19/09/2022 3 min

Rainha Elizabeth II: uma autodidata em Engenharia Mecânica

por Redação 360 | 08/09/2022 | Atualizado em 19/09/2022
Engenharia 360

Até pouco tempo atrás, era comum ver a Elizabeth II, Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes – Commonwealth – simplesmente dirigindo, como se fosse uma pessoa normal, o seu Range Rover. Muitos não sabem, mas, para os súditos, ela é popularmente conhecida como a “Princesa Mecânica”. Isso porque, em seu tempo como jovem princesa, ela chegou a trabalhar como mecânica e a dirigir caminhões, nutrindo uma verdadeira paixão pela Engenharia.

Rainha Elizabeth
Imagem reproduzida de Pinterest

Veja Também: Conheça todas as 6 residências em que a Rainha Elizabeth II morou

Rainha Elizabeth II na Segunda Guerra Mundial

No começo de 1945, os pais de Elizabeth, reis do Reino Unido, decidiram que a jovem poderia participar da Segunda Guerra Mundial, como assim era o seu desejo. E ela resolveu fazer isso de uma maneira pouco convencional ou previsível para um membro da família real. A moça se tornou membro do Serviço Feminino Auxiliar do Território (ATS), das Forças Armadas Britânicas, ficando responsável por atividades de reparos em automóveis. Para isso, até mesmo chegou a frequentar um curso de duas semanas sobre Mecânica Básica.

Mais tarde, Elizabeth se habilitou a dirigir ambulâncias, jipes e caminhões. Dizem que ela sabia montar e desmontar muito bem motores, além de trocar pneus. Imagine a cena: uma futura Rainha com as mãos sujas de graxa, passando a maioria de seu tempo dentro de uma oficina e realizando suas refeições em um hangar, junto de suas colegas voluntárias da Guerra. A diferença é que, no fim do dia, ela era levada em segurança ao castelo de Windsor.

Rainha Elizabeth
Imagem reproduzida de MDig
Rainha Elizabeth
Imagem reproduzida de MDig

Veja Também: Rainha Elizabeth II e o caso de Aberfan, uma catástrofe geotécnica

Engenharia Mecânica | Uma paixão para toda a vida

“No fundo, Engenharia é usar a ciência para encontrar soluções criativas e práticas. É uma profissão nobre.” – Rainha Elizabeth II

Mesmo depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Elizabeth continuou nutrindo sua paixão por motores e automóveis. Tanto que, durante toda a sua vida, ela jamais renunciou a dirigir e reparar os carros da coleção real sempre que podia. Foi ela que ensinou seus próprios filhos a dirigirem. Realmente nada disso era comum para os membros da realeza.

Rainha Elizabeth
Imagem reproduzida de Jornal do Carro – Estadão
Rainha Elizabeth
Imagem reproduzida de CNN

Talvez, se Elizabeth não fosse herdeira do trono de George VI e nascida em outra época, não teria estudado Engenharia Mecânica em uma instituição de Ensino Superior. Mesmo assim, a “Princesa Mecânica” foi autodidata no assunto, uma inspiração para muitas mulheres que se interessam por trabalhar com a Engenharia Mecânica!


Fontes: Razão Automóvel, UOL, Mega Curioso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo