Engenharia 360

Nova IA 'Strawberry' da OpenAI Bate Humanos em Problemas Complexos

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/09/2024 4 min
Imagem reproduzida de AINEWS

Nova IA 'Strawberry' da OpenAI Bate Humanos em Problemas Complexos

por Redação 360 | 20/09/2024
Imagem reproduzida de AINEWS
Engenharia 360

Strawberry é um modelo de Inteligência Artificial desenvolvido e lançado recentemente pela empresa OpenAI, a mesma criadora do famoso ChatGPT. Essa IA se vale de uma técnica chamada "raciocínio de cadeia de pensamento", que permite a resolução de problemas complexos em etapas lógicas - algo que antes só era possível pela mente humana. O resultado é um desempenho absurdo em tarefas desafiadoras, como cálculo de matemática e programação.

Então, temos agora uma nova inteligência capaz de "pensar" de forma mais eficiente e ágil em comparação com os modelos anteriores, incluindo o próprio GPT-4. A revelação acontece justamente em um momento de intensa competição pelas IAs mais avançadas. A OpenAI afirma que essa novidade supera tudo que já se viu. Mas que impactos deve gerar em áreas diversas? Será que sua capacidade de precisão pode representar um risco à humanidade? Discutimos essas questões neste texto do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A evolução das Inteligências Artificiais

O desenvolvimento de Inteligências Artificiais está em um ritmo acelerado, evoluindo para beneficiar diversos setores da economia. Por isso, é bom aprendermos desde já como elas funcionam, pois, em breve, todos precisarão interagir com essa tecnologia!

O ChatGPT, por exemplo, já está mudando as nossas vidas desde que chegou ao mercado. Ele está alterando completamente a forma como interagimos com o mundo e a maneira como as máquinas processam informações. Mas o modelo da Strawberry é diferente e já levanta questões sobre suas implicações éticas e seu potencial ameaça à humanidade. Especialistas demonstram muita preocupação com suas capacidades.

Strawberry - ChatGPT - OpenAI
Imagem reproduzida de Medium

A Strawberry combina vários sistemas avançados, que só ajudam a melhorar seu desempenho; isso inclui grandes bancos de dados para treinamento. E o modelo, assim, acaba gerando respostas mais elaboradas e ações mais bem planejadas, com de reflexão, semelhando a como um ser humano faria. Por isso, pode-se dizer que é quase impossível que essa inteligência apresente informações incorretas ou fora de contexto. Essa é, de fato, uma grande evolução no mundo das IAs!

Veja Também: Robôs humanoides autônomos da OpenAI: o futuro da IA?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais características da Strawberry

Vale destacar com mais detalhes quais são os principais benefícios da Strawberry:

  • Raciocínio avançado, com treinamento para "pensar" antes de responder.
  • Desemprenho superior, chegando a pontuação de 83% no exame de qualificação para a Olimpíada Internacional de Matemática, superando em muito os 13% do modelo anterior, o GPT-4o1.
  • Autonomia e capacidade de realizar tarefas sem a intervenção humana direta.
  • Aplicações diversificadas, como correção de erros de softwares e pesquisas científicas complexas.

Processo de raciocínio por cadeira

Uma das características mais importantes da Strawberry é seguir um raciocínio em cadeia. Traduzindo, a IA sabe decompor o problema apresentado em partes menores e mais gerenciáveis. Aliás, essa estratégia já é adotada por muitos profissionais de sucesso. O objetivo é garantir uma maior precisão das respostas geradas.

A saber, esse modelo foi bastante treinado pela OpenAI com foco em aumentar o tempo de análise das questões antes que a ferramenta possa desempenhar um raciocínio mais refinado e fornecer as respostas aguardadas. A ideia da empresa é que, no futuro, essa IA possa ser integrada a outros modelos de linguagem (além do ChatGPT), para criar uma rede ainda mais poderosa de processamento de informações.

Strawberry - ChatGPT - OpenAI
Imagem de ChatGPT-4o reproduzida de AiNews

Concorrência e riscos de segurança

Contudo, a OpenAI deve sofrer com a concorrência nesse meio tempo. A Google DeepMind e Anthropic também estão desenvolvendo suas próprias IAs avançadas. O problema disso é que, na pressa de dominar o mercado, essas empresas possam deixar portas abertas para o uso irresponsável da tecnologia. E a pergunta que fica é: será que teremos como acompanhar esse progresso?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos pontos discutidos pelos especialistas é se a Strawberry pode ser usada para fins maliciosos por indivíduos ou grupos com interesses perigosos.

Aplicações práticas da Strawberry

Desde já, podemos vislumbrar muitas possibilidades de aplicações práticas da Strawberry, com potencial para diversos setores do mercado, como educação, tecnologia e pesquisa científica.

O problema é que não se sabe ainda se uma IA superpoderosa dessas poderá fazer sem supervisão humana. Então, será que a Strawberry é uma ameaça para a sociedade? Será que ela poderia criar mais desinformação? E quais os impactos da sua automação de tarefas sobre o emprego das pessoas?

Por incrível que pareça, tem gente comparando a nova tecnologia com a bomba atômica em termos de potencial - seria um exagero? Porque, assim como a descoberta da energia nuclear trouxe benefícios, ela também trouxe riscos. O lado positivo seria, por exemplo, o uso da IA no contexto de segurança nacional. Mas sempre será possível que essa inteligência seja usada para o mal algum dia.

Neste momento, a OpenAI trabalha em parceria com autoridades governamentais para discutir regulamentações e garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável.

Strawberry - ChatGPT - OpenAI
Imagem reproduzida de PC-Tablet India

Perspectivas para o futuro da Inteligência Artificial

É provável que as IAs estejam no futuro mais integradas em nossas vidas diárias. Porém, para que tudo dê certo, precisamos trabalhar agora para barrar possíveis consequências prejudiciais e desastrosas por conta de falhas dessas inteligências. Outra coisa que precisa ser bem discutida hoje é quais são os limites aceitáveis para a aplicação de ferramentas como a Strawberry. E isso nos leva à urgência da criação de regulamentações claras de uso. Afinal, o que queremos são tecnologias trabalhando para o bem comum e não para causar danos!

A OpenAI garante que a Strawberry precisa ser ainda muito bem ajustada para diferentes necessidades, permitindo que os usuários escolham entre respostas rápidas ou raciocínios mais elaborados. Essa flexibilidade pode ser uma grande vantagem, mas também apresenta desafios em termos de uso ético. Vamos pensar positivo e acreditar que, em breve, já saibamos como conduzir com mais equilíbrio esse avanço tecnológico!


Fontes: UOL, Exame, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo