Recentemente, as empresas de tecnologia têm discutido demais sobre a inserção da Inteligência Artificial em suas operações. E especialmente no campo da robótica, essa possibilidade tem evoluído rápido. Nós, do Engenharia 360, queremos citar neste texto sobre os mais recentes desenvolvimentos de andróides da empresa norueguesa 1X, equipados com o avançado chip da OpenAI, criadora do famoso ChatGPT. Essa notícia pode indicar uma revolução no futuro do trabalho por meio da automação inteligente.
O poder da automação inteligente no setor da robótica
Os robôs vêm demonstrando como nunca sua capacidade de aprendizado e adaptação. Imagine agora o que poderão fazer em breve com acesso a inteligências, como a que promete ser fornecida pelo chip da OpenAI aos robôs da 1X. Nesse caso, tais máquinas poderiam realizar ainda mais tarefas, a começar por manipulação de objetos até patrulhamento autônomo. Ou seja, elas seriam cada vez mais proficientes em suas funções.
Novos modelos de robôs desenvolvidos por diversas empresas provam que, com treinamento, podem ser mais eficientes e escaláveis. Até hoje, a automação vinha sendo tradicionalmente associada à substituição de trabalhadores humanos. Agora, OpenAI e 1X apresentam uma nova proposta.
A ideia é reunir o máximo de dados para o processo de aprendizado para que robôs humanoides, adaptados a uma variedade de tarefas, possam colaborar com os humanos em um ambiente controlado. Isso aumentaria a eficiência e a produtividade das equipes, além de abrir novas oportunidades de trabalho e aprimoramento de habilidades.
Os novos robôs humanoides 1X e OpenAI
As empresas 1X e OpenAI uniram forças para desenvolver os robôs humanoides chamados 'Eve'. Podemos dizer que em seu "coração" há um chip que capacita o processamento de informações e a tomada de decisões em tempo real. Em testes, foi possível realizar tarefas complexas sem teleoperação, ou seja, sem a necessidade de um operador humano controlando seus movimentos em tempo real.
Enfim, os robôs humanoides Eve agem de forma autônoma, enquanto uma rede neural controla todos os aspectos de sua funcionalidade, desde a locomoção até a interação com objetos e seres humanos.
LEIA MAIS
São exemplos de tarefas complexas que os robôs Eve são capazes de realizar, de acordo com 1X e OpenAI:
- Colocar objetos em caixas,
- Empilhar caixas,
- Mover objetos de um lugar para outro, e
- Patrulhar um ambiente.
Vale destacar que esse aprendizado dos robôs Eve acontece hoje por imitação. Isso significa que eles aprendem observando humanos realizando as tarefas que eles devem executar. E após esse treinamento inicial, podem ser ajustados para realizar tarefas específicas em diferentes ambientes, como armazéns, movendo e empilhando caixas, ou fábricas, realizando tarefas de montagem.
Veja Também:
Engenharia 4.0: descubra o que é e como ser um bom profissional na área
O futuro da Indústria 4.0 com a robótica autônoma
Com base nessa demonstração da 1X e OpenAI, podemos prever que, à medida que avançamos para a era da Indústria 4.0, a integração de robôs humanóides inteligentes em ambientes de trabalho será maior e muito mais comum. Das líderes em tecnologia, podemos esperar, para breve, inovações que impactarão o mundo, tornando o futuro mais promissor e sustentável para todos.
A OpenAI acredita tanto nisso - no futuro da robótica autônoma revolucionando a indústria - que, recentemente, investiu na 1X cerca de US$ 23,5 milhões (ou R$ 116,17 milhões). Isso permitirá mais produções de robôs humanoides, como o Eve, e o desenvolvimento de outros modelos, como o robô bípede Neo. Vamos aguardar para conferir as próximas possibilidades da união de andróides com Inteligência Artificial.
Veja Também:
Fontes: Tudo Celular.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.