Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A Importância do Mindset de Crescimento na Engenharia

Engenharia 360

2 min

POR Beatriz Zanut Barros 16/07/2019

Mindset de crescimento é o pensamento de que estamos sempre em processo de aprendizado, e que se não somos considerados bons, ou inteligentes em determinado assunto agora, esta situação pode sim ser reversível com esforço e dedicação .

A matéria que eu mais senti dificuldade na faculdade foi eletromagnetismo, o pavor do meu curso. Enquanto o meu mindset estava fixo, e o meu subconsciente me dizia o quanto aquela matéria era difícil demais pra mim e que eu não conseguiria aprender, realmente não consegui atingir notas boas. A partir do momento no qual eu resolvi sentar na mesa e entender que eu não tinha aprendido ainda, eu estava me tornando uma pessoa de mindset de crescimento. E os resultados? Chegaram, notas boas e aprovação foi consequência de esforço e rotina.

Resolvi colocar o meu próprio exemplo, por ser uma situação próxima do que muitos passam dentro da universidade. Porém os casos mais marcantes de estudos de mindset são com atletas. Os atletas estão sempre treinando para se tornarem melhores, e grande parte deles não era considerado “o melhor” desde a infância. Existiu todo um trabalho envolvendo treinos, esforço, e até mesmo um trabalho psicológico, para estas pessoas terem a consciência de que o aprendizado é constante e precisa de treino.

Michael Jordan é um exemplo de atleta com mindset de crescimento, e uma frase é a seguinte:

“Eu posso aceitar o fracasso. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar”.

Fracassar é normal, seja nos estudos ou nos negócios. O que nos diferencia é a nossa reação a determinada situação, e devemos levar tudo como aprendizado.

“Eu vim pra engenharia porque eu era muito bom em matemática na escola”

Quem nunca ouviu esta afirmação? Se você não conhece a pessoa que usou muito esta frase, é porque a pessoa era você. Mas qual o problema nela? O problema é que ela te condiciona a uma situação em que se você já era “inteligente”, você provavelmente vai continuar sendo “inteligente”. Este é um exemplo de mindset fixo, em que resulta em pessoas nas quais normalmente sentem mais frustração perante as dificuldades.

E como eu posso melhorar e ser uma pessoa de mindset de crescimento? Estudos apontam que apenas saber da existência dos dois tipos de mindset já ajuda a te tornar uma pessoa de mindset de crescimento. Envolve também ter humildade para reconhecer as dificuldades, e principalmente o esforço junto com a vontade de superar aquele obstáculo.

Referências:

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Autora: Carol Dweck

Blog de Engenharia
dicas de engenharia
Dicas do curso de Engenharia
Estudantes de Engenharia
mindset
mindset de crescimento
mindset o que é
mindset significado

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Novo sistema de prótese manual promete maior precisão e treinamento mínimo
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados