Engenharia 360

Pré-requisito para ser engenheiro(a) da NASA é ser faxineiro(a)? Descubra!

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022 3 min

Pré-requisito para ser engenheiro(a) da NASA é ser faxineiro(a)? Descubra!

por Redação 360 | 04/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022
Engenharia 360

Não, não é um pré-requisito para ser engenheiro(a) da NASA ser faxineiro(a). Contudo, a história da colombiana Diana Trijillo prova que obstinação e força de vontade realmente podem nos levar longe. Ela, que já trabalhou com limpeza, é hoje parte da equipe de engenheiros da Agência Americana e ainda foi convidada a se juntar à equipe de pesquisa de robôs espaciais na Universidade de Maryland. Saiba mais sobre a sua história no texto a seguir!

NASA - Engenharia Aeroespacial
Imagem reproduzida de Site Semana

Chegada de Diana nos Estados Unidos

Diana Trijillo nasceu numa família humilde e em uma comunidade com grande vulnerabilidade social e violência. Ao completar 17 anos, seu pai sugeriu que ela fosse tentar a vida nos Estados Unidos. Então ela, com apenas 300 dólares no bolso, partiu em busca de seus sonhos. Morando em Miami, fez faxinas para bancar seus estudos de inglês. Mais tarde, a jovem conseguiu o que parecia impossível, ingressar na Miami Dade College, onde estudou Engenharia Aeroespacial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, em sua turma na faculdade, ela era uma das poucas mulheres e latinas. Muitos colegas diziam que ela nem deveria estar ali. Infelizmente, de acordo com pesquisas, latinos representam apenas 8% dos que trabalham nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para as mulheres latinas, a porcentagem cai para 2%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eles têm que ver uma mulher lá também para que possam se voltar para a geração mais jovem e dizer: você pode fazer isso.” – Diana Trijillo.

NASA - Engenharia Aeroespacial
Imagem reproduzida de El País

Entrada para o corpo de profissionais da NASA

Em 2007, Diana foi selecionada pelo Centro Espacial de Goddard para ser a líder da missão Curiosity Rover para exploração de Marte, com análises de amostras de solo do planeta. Uma de suas façanhas foi projetar o braço do veículo espacial.

NASA - Engenharia Aeroespacial
Imagem reproduzida de Al Dia News
NASA - Engenharia Aeroespacial
Imagem reproduzida de Observatório do Terceiro Setor

Segredo do sucesso da jovem

De acordo com Diana, em entrevista ao portal Good News Network, a engenheira contou que o segredo para o seu sucesso é “ser perseverante e aproveitar as oportunidades que aparecem”.

“Eu vi tudo que vinha em minha direção como uma oportunidade. Não vi como: não posso acreditar que estou limpando um banheiro agora. Era mais como: estou feliz por ter um emprego e posso comprar comida e ter uma casa para dormir.” – Diana Trijillo.


Fontes: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Casa Claudia.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo