A Ponte Eshima Ohashi, localizada no Japão, é considerada uma das obras-primas mais intrigantes da engenharia. Isso porque, a depender do ângulo que a observamos, temos a impressão de que sua estrutura desafia a gravidade. Mas será verdade, ou pura ilusão de ótica? Foi esse enigma que intrigou os internautas e fez com que essa ponte, de aparente inclinação assustadora, ficasse famosa nas redes sociais. Continue acompanhando este texto para saber se ela realmente é tão íngreme assim!
Veja Também: Entenda como funciona Projeto de Pontes em Concreto
A intrigante "montanha-russa" da Engenharia Civil
Podemos dizer que a Ponte Eshima Ohashi é a ilusão de ótica que ficou mais famosa entre os grupos de engenharia. Quando as pessoas a olham de frente, a partir do seu acesso de veículos, têm a impressão de estar acompanhando uma montanha-russa sem loop. Mas é claro que essa aparência assustadoramente inclinada não é verdade. Afinal, como seria possível, desse jeito, os veículos trafegarem por ela?
Porém, quando olhamos suas fotografias tiradas à distância, entendemos o motivo dos boatos sobre a obra desafiar a gravidade. Essa lenda acabou sendo até explorada certa vez em propagandas da montadora Daihatsu, que exagerava dizendo que só com seus veículos de alta potência é que se poderia atravessar a Eshima Ohashi. Piadas à parte, é claro que a engenharia explica o efeito chamado "perspectiva forçada".
Se as fotos forem tiradas de um ângulo baixo e com uma lente teleobjetiva (telefoto), a ponte parece ser muito mais íngreme do que realmente é. O resultado são imagens impressionantes, mas que não refletem a realidade!
Construção e características da Ponte Eshima Ohashi
Vamos voltar um pouco à história e falar mais da engenharia da Ponte Eshima Ohashi. Ela foi construída entre 1997 e 2004, substituindo uma antiga ponte levadiça. Tem 1,7 km de extensão e 11,3 de largura, conectando sobre o lago Nakaumi duas importantes cidades do país, Matsue e Sakaiminato. Por fim, sua altura é de 44,7 metros, sendo a maior ponte do Japão em modelo de estrutura rígida e a terceira maior do mundo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A Eshima Ohashi foi feita em concreto armado. O design é robusto e inovador, oferecendo segurança e fluidez do tráfego - apesar da inclinação.
Experiência de travessia
Para esclarecer melhor, do lado da província de Shimane, a Ponte Eshima Ohashi apresenta apenas 6,1% de inclinação. Enquanto isso, do lado da província de Tottori, a inclinação diminui para 5,1%. Essa é a razão apontada como causa da ilusão de ótica.
Pode não parecer, mas dirigir, caminhar ou pedalar por essa ponte é bastante confortável; dizem que é comparável a subir uma colina suavemente inclinada. E lá de cima, é possível apreciar vistas panorâmicas de uma belíssima paisagem. Certamente, uma experiência agradável para todos!
Impacto na região e desenvolvimento
Veja Também: Como são construídos os pilares submersos?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Atualmente, essa ponte é considerada essencial para o desenvolvimento do Japão, impulsionando a economia regional. Mas sua presença imponente talvez impacte mais no turismo. Muitos a classificam como a ponte mais louca do mundo. Não à toa atrai viajantes de todas as partes, ansiosos por captar uma foto sua, especialmente do ponto de cruzamento em Shimane. Além disso, a caminhada ou pedalada até o centro da estrutura oferece vistas espetaculares do Lago Nakaumi e do Monte Daisen.
Enfim, a Ponte Eshima Ohashi pode ser classificada como um exemplo fascinante da engenharia japonesa, representando sua audácia e habilidade, assim como símbolo da excelência técnica e da criatividade humana.
E você, toparia atravessar essa estrutura? Conhece outra ponte como esta que combina engenharia com uma dose emocionante de aventura? Compartilhe conosco, na aba de comentários!
Veja Também:
Fontes: UOL, Viajar Sozinho, TripAdvisor.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.