Cidades planejadas são aquelas que foram criadas a partir de um plano urbanístico previamente estabelecido, com o objetivo de otimizar o uso do espaço urbano e garantir melhores condições de vida aos seus habitantes.
A saber, as cidades planejadas são geralmente construídas do zero e em locais desabitados, com o objetivo de atender a uma demanda específica, como a expansão de uma cidade já existente ou a criação de uma nova cidade para abrigar uma população crescente. Nesse sentido, são cidades que buscam conciliar aspectos como mobilidade urbana, infraestrutura, áreas verdes, sustentabilidade e qualidade de vida.
Quais as principais vantagens de cidades bem projetadas?
O planejamento urbano em cidades traz diversas vantagens, como:
- melhoria na mobilidade urbana;
- saneamento e qualidade de vida da população;
- prevenção de problemas ambientais e promoção de energias sustentáveis;
- diminuição da distância entre moradia e trabalho;
- redução da desigualdade social e da violência; e
- maior facilidade para lazer e entretenimento.
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que até 2050, 68% da população mundial viverá em centros urbanos. Isso representa dois terços dos habitantes da Terra e requer boa dose de planejamento.
Quais cidades no mundo são consideradas mais bem planejadas?
Existem várias cidades no mundo que são consideradas bem planejadas, com infraestrutura moderna, transporte eficiente, áreas verdes, acessibilidade e qualidade de vida. Algumas das cidades mais bem planejadas do mundo são listadas nos tópicos a seguir!
Singapura
Conhecida por sua limpeza e organização, Cingapura tem um sistema de transporte público eficiente e um planejamento urbano avançado.
Veja Também: Descubra qual é o futuro da Arquitetura e Urbanismo Mundial
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Viena
A capital da Áustria tem um planejamento urbano inteligente e uma grande ênfase em áreas verdes, além de um sistema de transporte público muito eficiente.
Curitiba
A cidade brasileira é conhecida por suas soluções urbanas inovadoras, incluindo o sistema BRT de transporte público e um grande número de espaços verdes.
Tóquio
Apesar de sua grande população, Tóquio tem um dos sistemas de transporte público mais eficientes do mundo, além de um planejamento urbano inteligente e uma grande quantidade de áreas verdes.
Veja Também: 23 exemplos insanos de ilusão de ótica na Arquitetura & Urbanismo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Melbourne
A cidade australiana é conhecida por seu sistema de transporte público integrado e eficiente, além de seus amplos espaços públicos e áreas verdes.
Vancouver
A cidade canadense é considerada uma das mais habitáveis do mundo, graças a seu planejamento urbano avançado, grande quantidade de áreas verdes e eficiente sistema de transporte público.
Amsterdã
Amsterdã foi planejada de forma funcional para se adequar a uma região abaixo do nível do mar, com blocos habitacionais muito bem divididos e ciclovias. A cidade tem grandes barreiras para o mar e um sistema hidroviário impressionante, proporcionando passeios de barco incríveis e uma sensação de amplitude.
Veja Também: 7 grandes planejadores que mudaram a história da Arquitetura e Urbanismo mundial
Brasília
Brasília, a capital do Brasil inaugurada em 1960, possui um design modernista em forma de avião com diferentes asas, resultado do cuidadoso planejamento de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Camberra
Camberra, a capital australiana, é conhecida como "cidade-arbusto" por estar cercada por eucaliptos e montanhas, com diversos jardins e projetos de ecoturismo, e sua arborização foi planejada para atenuar a disputa entre Sydney e Melbourne pela sede do governo.
Dubai
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é uma cidade planejada em uma região desértica que se tornou um dos maiores pólos financeiros do mundo, com edifícios modernos, incluindo o Burj Khalifa, e as maiores ilhas artificiais, a Palm Islands.
Songdo
Songdo, na Coreia do Sul, é uma cidade com 40% de sua superfície coberta por vegetação, ciclovias conectadas às rodovias e um sistema de compartilhamento de carros elétricos, com o objetivo de ser a cidade mais sustentável do mundo.
Tapiola
Tapiola, na Finlândia, foi planejada como uma cidade-jardim sustentável com muitas áreas verdes e paisagens cativantes, mantendo o seu foco mesmo após algumas alterações no projeto.
Washington D.C.
Washington D.C. foi planejada para ser sede do governo e possui uma mobilidade urbana facilitada por avenidas retas e diagonais, além de fácil acesso às principais atrações.
Essas são apenas algumas das cidades mais bem planejadas do mundo, mas existem muitas outras que também têm um planejamento urbano avançado e proporcionam uma alta qualidade de vida para seus habitantes.
Veja Também:
Fontes: World Study.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.