Esta é uma pergunta que bem recorrente nas publicações do 360: quanto espaço de moradia você precisa para se sentir confortável, tendo uma vida plena e feliz? Os projetos das casas apresentadas no artigo a seguir surpreendem, provando que pequenas moradias podem ser não apenas charmosas, como ainda oferecer todo o necessário para a realização das nossas atividades. E, se não podemos morar nelas, podemos pelo menos conferir imagens suas. Veja a seguir!
Edifício de 9 andares
(menos de 100 centímetros)
A fachada deste prédio na Corunha, na Espanha, é muito estreita. E uma explicação única que precisa para sua construção é uma necessidade de aproveitamento de território, em meio a uma grande disputa de densidade demográfica, principalmente nos centros urbanos.
Casa Hollensbury Spite
(aproximadamente 100 centímetros)
Localizada na Virgínia, Estados Unidos, esta é uma casa de época, datada de 1830. E, olha que curioso, ela foi construída estreita assim para bloquear uma passagem e, desse jeito, evitar que carruagens e arruaceiros passassem pelo beco.
Edna São Vicente Millay
(aproximadamente 100 centímetros)
Outra vez citamos um exemplo americano, agora da Nova York de 1850. Sabemos que esta metrópole sempre teve seu território bastante disputado. Por isso, cada metro quadrado é muito bem aproveitado e valorizado, tanto que esta casa vale hoje quase 4 milhões de dólares.
Cunha
(100 centímetros)
Esta casa está localizada em Great Cumbrae, na Escócia. Seu valor de mercado há seis anos passados de cem mil dólares.
Casa de Seattle
(120 centímetros)
Esta trata-se de uma construção da década de 1920. Como explica o título, ela está localizada em Seattle, nos Estados Unidos. E suas proporções surpreendem, pois equipara a um ônibus urbano.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Casa Keret
(122 centímetros)
Esta já foi considerada como a casa mais estreita do mundo. Ela está localizada em Varsóvia, na Polônia, e foi projetada pelo arquiteto Jakub Szczesny, que apresentou o conceito da proposta no festival WolaArt, em 2009. O interessante é que sua estrutura apresenta partes semitransparentes e sem janelas, o que deixa os interiores parecendo mais amplos. A saber, ela foi construída para ser um lar temporário para escritores viajantes.
Casa estreita
(150 centímetros)
Esta é uma linda atração turística do centro histórico de San Juan, capital do Porto Rico.
Casa de Juergen Teller
(167 centímetros)
Esta é a residência, que já foi uma loja de chapéus, pertence ao fotógrafo de moda Juergen Teller. Ela está localizada no bairro de Shepherd's Bush, em Londres. E tem vários detalhes bacanas espalhados em seus cinco andares, como piso parquet de época versus peças modernas de decoração, além de áreas verdes.
Singel 166
(200 centímetros)
Uma casa singular, sem dúvidas. Trata-se do imóvel mais estreito da capital holandesa, Amsterdã.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Casa Magra
(300 centímetros)
Agora vamos aumentar um pouquinho as medidas. Esta casa, em Massachusetts, nos Estados Unidos, tem, de fato, uma fachada menos estreita em comparação com as demais desta lista, mas ainda assim pequena. Infelizmente, suas proporções são o resultado de uma disputa de terra entre dois irmãos. Um pegou o pedaço maior e construiu uma casa, deixando o outro irmão, que estava na guerra, com um pequeno pedaço, cerca de 3 metros de largura.
Kanonia 20-22
(aproximadamente 300 centímetros)
Por fim, localizada na Polônia, esta espremida pela casa sua vizinhança, é datada do século XVII. E olha a esperteza do proprietário. Para impossibilitar o mais estreito por áreas ocupadas, possa pagar.
Então, você gostaria de residir nestas casas? Se sentiria claustrofóbico ou encararia de boa? Comente aí!
Fontes: UOL , Mega Curioso , UOL-2 , ArchDaily , Tudo Interessante.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.