Engenharia 360

Conheça os 8 maiores guindastes do mundo em operação

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/08/2022 4 min

Conheça os 8 maiores guindastes do mundo em operação

por Redação 360 | 08/08/2022
Engenharia 360

Já viu um guindaste? Este equipamento é utilizado pela Engenharia para movimentar ou elevar grandes cargas e materiais pesados. Seu funcionamento é baseado em um dos princípios mais básicos da Física, em que uma máquina se vale de uma vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana. Algo assim é visto ativo em operações industriais, de terminais portuários, aeroportuários, na construção civil, e mais.

São os diferentes tipos de guindastes: grua, pinça ou multiangular, pórtico, grua florestal, e truck-crane, guindaste rodoviário ou munck.

O aprimoramento da tecnologia de guindastes ao longo dos anos

Aliás, aqui vai uma curiosidade: sabe quando surgiram os primeiros guindastes? Bem, eles foram inventados na Idade Antiga, pelos antigos gregos. Naquela época, sem energia elétrica, esses equipamentos eram movidos por tração humana ou força de animais de carga. E, na Alta Idade Média, os guindastes portuários passaram a ser utilizados para carregamentos, descarregamentos e construções de embarcações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Quando chegou a Revolução Industrial, os guindastes de madeiras foram substituídos pelos produzidos com ferro fundido e aço. Hoje, temos modelos gigantescos, constituídos de torre equipada com cabos e roldanas usadas para levantar e baixar materiais. Dentre esses, alguns são usados como estruturas temporárias fixadas no chão ou montados sobre veículos especiais, operados por controladores ou operadores.

Montamos uma lista dos maiores guindastes para você conhecer. Confira!

1. LR 13000

Instalado no porto de Indiana, nos Estados Unidos, em um espaço da companhia petroleira British Petroleum, do Reino Unido. Ele mede 219 metros – podendo chegar a 250 metros de altura -, pesa 8,25 mil toneladas e é capaz de levantar do chão um peso de 3 mil toneladas – o equivalente a 6 aeronaves Boeing 747.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Liebherr

2. Bigge125D AFRD

Este é um dos maiores guindastes do planeta. Ele foi construído para duas plantas de usinas nucleares dos Estados Unidos, tendo 171 metros de altura – com lança fixa, podendo receber reforço de 91 metros -, alçando 262 metros e sendo capaz de elevar 7,5 mil toneladas de carga.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Bigge Crane

Veja Também: Brasil também tem roda gigante, mas qual será a maior? Descubra!

3. Sany SCC36000

Esse guindaste é da China e é capaz de erguer do chão 3,6 mil toneladas.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de SANY Group

4. Asian Hercules II

Já este guindaste é um pouquinho diferente, pois se trata de uma estrutura flutuante. Ele mede 80 metros de comprimento e 40 metros de altura, pesando 5,9 mil toneladas.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de ShipSpotting

5. Saipem 7000

Concebido para ser um navio-grua, esta máquina conta, desde 1999, com dois guindastes com lanças de mais de 150 metros, para lançamento e manuseio de dutos em águas profundas. O mesmo pesa 4,5 mil toneladas e pode erguer do solo 7 mil toneladas.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Marine Link

Veja Também: 9 motivos pelos quais as obras atrasam no Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

6. SSCV Thialf

Este é o maior navio-guindaste do mundo – maior até que o Saipem 7000 -, parecendo uma verdadeira plataforma marítima. Ele pode erguer impressionantes 14,2 mil toneladas a 31,2 metros de altura.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Stringfixer

7. Taisun

Mais um exemplar da China! Trata-se de guindaste em formato de pórtico. Na verdade, o guindaste mais forte do mundo, podendo erguer 20 mil toneladas em poucos minutos. E sua estrutura tem 133 metros ao todo.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Wikimedia Commons

Veja Também: Conheça os diferentes tipos de demolição e a importância dessa especialização na área

8. LTM 11200-9.1

Por fim, temos nesta lista um modelo de guindaste móvel e telescópio. Ele está localizado em Ehingen, na Alemanha; pesa 108 toneladas, tem 3 metros de largura e 20 metros de comprimento. De acordo com o fabricante, pode levantar 106 toneladas de cargas de 80 metros de altura em um raio de 12 metros. Sua capacidade máxima de carga a 2,5 metros do eixo giratório é de 1200 toneladas e o lastro é de 202 toneladas. E, além disso, a grua está equipada com quatro suportes telescópicos hidráulicos, que se apoiam no solo para garantir a sua estabilidade.

equipamentos de guindastes
Imagem reproduzida de Liebherr

Fontes: Rede Brasileira, TecMundo, Wikipedia.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo