Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

7 dicas para melhorar seu desempenho em Cálculo

Imagem padrão usuário
por Iuri Zambotto
| 29/04/2015 3 min

7 dicas para melhorar seu desempenho em Cálculo

por Iuri Zambotto | 29/04/2015
Copiado!

Como relatado em meu último artigo, eu estou agora em uma universidade federal, e é a segunda vez que faço cálculo 1, e decidi não eliminar nenhuma matéria, pois saberia que iria ser muito diferente.
calc (1)
Como um veterano em cálculo 1, sinto-me capaz de poder dar-lhes algumas dicas para melhorar o desempenho em cálculo 1, e também em outras disciplinas do ciclo básico.

1 – Evite faltar as aulas:   

Isso é algo que não deveria nem ser dito, mas, vamos levar em consideração. É claro que quando for algo muito urgente e não houver como, você terá de faltar, se isso acontecer um dia, pegue a matéria com algum colega de sala imediatamente, copie, procure sobre o assunto tratado. Cálculo é como um quebra-cabeça, faltou em uma aula, não entende a próxima.
Screen Shot 2015-04-19 at 10.11.40 PM


2 – Programe-se:

Hoje em dia, eu possuo um cronograma de estudos, com os horários das aulas, e com o que devo estudar em casa nos meus horários vagos, isso talvez te faça ter mais foco nos estudos diários.


3 – Revise as matérias:

Como foi dito acima, programa-se, isso te ajudará a revisar as matérias. Se você tem uma horinha se quer depois da aula de cálculo, o que custa revisar a matéria? Refaça exercícios feitos em sala, lembre-se do que o professor disse e anote palavras chaves.


 

Leia também: Descubra como aprender as matérias da faculdade de maneira mais fácil e objetiva


4 – Evite decorar fórmulas e deixe o mecanismo de lado:

Sei que cálculo e física são muito mecânicas, mas o que custa você tentar entender o motivo de cada fórmula? Assim você não sofrerá com o perigo de ter um “branco” de fórmulas em uma prova. Sabendo desenvolvê-la você poderá lembrar e quem sabe até surpreender o professor.
Screen Shot 2015-04-19 at 10.12.02 PM
Sobre o mecanismo, evite fazer sempre exercícios da mesma maneira, procure forma diferentes para resolver um mesmo exercício, isso te tornará mais apto para enfrentar e resolver os problemas no dia a dia.


5 – Procure vídeos no youtube, mas saiba o que ver:

Muitos canais do youtube te mostram algum “atalho” ou “macete” para resolver problemas, evite-os. Como foi dito a cima, isso irá te trazer algum retardo matemático. Procure vídeos mais complexos, que os ensinam a resolver desenvolvendo fórmulas.
Existe também esta plataforma, que possui um conteúdo muito rico em cálculo, vale a pena dar uma conferida!


6 – Exercite-se, porém sem excesso:

Fazer listas de exercícios é muito importante, caso for fazer um cronograma, separe algumas horas só para isso. Mas, nada que é demais, é bom. Resolva apenas o que consegue no dia, evite pegar livros durante os exercícios, faça-os como se fosse uma prova.


7 – Evite usar calculadora para contas simples.

Às vezes, eu me pego fazendo multiplicações e divisões com múltiplos de 10. Depois eu vejo o que fiz e me pergunto: Por que fez isso? Mas é algo que vem de dentro, é o costume de usar a máquina, hoje em dia eu estou evitando ao máximo, isso está me ajudando a ter um raciocínio matemático mais rápido e mais exato.
Screen Shot 2015-04-19 at 10.10.51 PM
 

Copiado!

Comentários