Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 cursos online para aprimorar seus conhecimentos na Engenharia

por Luciana Reis | 27/08/2015
Copiado!

Os cursos online estão em crescimento, e aqui no Blog da Engenharia já foram discutidas as vantagens e a importância de aprimoramento dos conhecimentos através destas ferramentas. Frente às transformações constantes do mercado de trabalho, para o desenvolvimento da carreira é fundamental atualizar-se e aprofundar os conhecimentos na área de formação – e quando possível, ir até um pouco além.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock



A possibilidade de realizar cursos através do computador, muitos deles desenvolvidos por instituições de ensino reconhecidas no mundo todo, demonstra a proatividade do profissional, e é um diferencial em seu currículo.
Confira algumas dicas de cursos online que já estão ativos para os usuários, ou que terão início no próximo mês. Todos têm relação com a Engenharia e, entre as vantagens, são gratuitos, com direito à certificado ao fim das atividades.

+ Introdução à Engenharia Mecânica   

Com início no dia 15 de setembro, o curso é oferecido através do site Coursera, e desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia. O curso é uma introdução ao aprendizado dos princípios necessários para a resolução de problemas relacionados à Engenharia Mecânica. Questões referentes, por exemplo, ao equilíbrio estático serão abordadas durante o estudo. As aulas são em inglês (os vídeos também contam com legendas em inglês).
Acesse o curso neste link.

+ Engenharia Econômica

Este curso já pode ser acessado através do Veduca, uma plataforma de cursos online de grandes instituições educacionais. O objetivo é repassar conceitos básicos de engenharia econômica, com temas como matemática financeira, taxas de mercado e avaliação de investimentos. As aulas são ministradas pelo Prof. Dr. Erik Eduardo Rego, professor de Engenharia Econômica e Finanças da Escola Politécnica da USP. Há certificado e possibilidade de participar de fóruns, bastando se cadastrar no site de cursos online.
Para iniciar os estudos, acesse o site.

+ Introdução à Aerodinâmica

Este curso, oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) através da Plataforma edX de cursos online, tem início no próximo dia 28 de setembro. O foco dos estudos são os conceitos básicos do fluxo de ar em torno de um avião, mas também com expansão para a análise relacionada a barcos e automóveis.
Também gratuito, a única diferença é que para obter o certificado de conclusão do curso é necessário pagar uma taxa de 100 dólares.
Para saber mais informações e começar os estudos na data indicada, acesse o site.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

+ Princípios de Circuitos Elétricos

Também no edX e oferecido pela Universidade Tsinghua, de Pequim, na China, começa no dia 7 de setembro o curso Princípios de Circuitos Elétricos. O objetivo é ensinar técnicas para a análise e desenvolvimento de circuitos, haja vista a importância da eletricidade. Matemática básica, técnicas de análises de circuitos e eletrônica são alguns dos temas que serão ensinados durante os estudos.
A duração do curso é de 18 semanas, com previsão de seis horas por semana dedicadas às atividades. O curso é realizado em inglês, e para obter a certificação é necessário pagar o valor de 49 dólares.
Mais informações e para o início do curso na data programada, acesse este site.

+ Ciência Computacional e Engenharia I

Também oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) através da plataforma aberta de cursos desta instituição educacional norte-americana, já é possível iniciar os estudos. Entre os temas das aulas estão incluídos assuntos como revisão de álgebra linear, princípios para cálculos de variações e equações de equilíbrio. Além dos vídeos, também estão disponíveis documentos como materiais de estudo.
Para iniciar o curso, acesse o site.

+ Introdução a computadores e resolução de problemas de engenharia

Este curso, também oferecido pela plataforma de estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apresenta, entre os temas, os métodos computacionais a partir das bases da engenharia. O curso foca em soluções para questões de engenharia em que o computador é parte principal do sistema. Os estudos são baseados em documentos de leitura.
Informações e início dos estudos através do site.

+ MBA em Engenharia e Inovação

Diferente das demais opções deste artigo, professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministram as aulas do curso de MBA em Engenharia e Inovação através do portal Veduca. O curso é online e gratuito, com ênfase em gestão da produção, e as aulas são divididas em vídeos, estudos de caso e compartilhamento de informações em fóruns. Entre os temas que serão abordados, destaque para a gestão da inovação e engenharia financeira.
Há a opção de videoaulas abertas e gratuitas, e também de um Programa de Certificação, este já é pago, com um aproveitamento mínimo esperado, conclusão em no mínimo um ano e elaboração de trabalho de conclusão de curso.
São previstas avaliações presenciais e o certificado é reconhecido pelo MEC. O curso é aberto para novas turmas regularmente. Ainda não foi divulgada a data prevista para o início do próximo curso, mas já é possível registrar o interesse através deste site.
Gostou das dicas? Agora é só planejar os horários, e bons estudos!
 
Referência: Exame
Imagens: Shutterstock

Copiado!

Comentários