Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

7 coisas que aprendi em um rally de regularidade e tem tudo a ver com engenharia

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 26/04/2016 3 min

7 coisas que aprendi em um rally de regularidade e tem tudo a ver com engenharia

por Eduardo Mikail | 26/04/2016
Copiado!

Você deve estar se perguntando: “Rally e engenharia, mas que uma coisa tem a ver com a outra?”. Certo?
Vamos lá, recentemente fui convidado pela Ford para participar da Copa Troller e tive a oportunidade de explorar um pouco mais sobre o mundo off-road e pude enxergar que a engenharia vai além dos carros. Mas antes de tudo, dá um play aqui embaixo:
 


 
À bordo de um Troller T4, eu e o Rafael Rosa do Hypeness, revezamos as tarefas de piloto e navegador para que ambos pudessem ter a experiência de dirigir e a responsabilidade de navegar, ou seja, ler as planilhas do livro de bordo recheadas de tulipas (que são as representações gráficas padronizadas internacionalmente que indicam informações de distância, média horária e caminho a ser seguido).
 

blog-da-engenharia-t15-nav-android-navegacao-rally

Aplicativo de navegação T15 Nav (disponível somente para Android).


Entre erros e acertos durante o percurso da prova, consegui traçar um paralelo e perceber que em um rally de regularidade conseguimos aprender muitas coisas interessantes que têm a ver com engenharia:

01. Pontualidade

Assim como na vida e em qualquer profissão, a pontualidade é essencial e demonstra respeito, comprometimento.

02. Disciplina

Sim, disciplina, pois o contexto geral de uma prova de rally te instiga a pisar no acelerador e você tem que manter o controle da média de velocidade para não ser penalizado.
 

IMG_3072 copy

Foto por Eduardo Mikail


 

03. Pensamento estratégico

Cada ação deve ser bem precisa e o mais assertiva possível, afinal, em regularidade tudo segundo é determinante para pontuação.

04. Trabalhar em equipe

Toda equipe que se relaciona bem tende ao sucesso de alguma forma, então, o trabalho em equipe, a comunicação e integração entre os membros são essenciais.

05. Cumprimento de metas

Cada trecho é uma meta a ser atingida, por isso todos esses pontos devem ser trabalhados em conjunto.

IMG_3083 copy

Foto por Eduardo Mikail

06. Capacidade analítica

Um dos principais pontos fortes do engenheiro, que inclusive faz com que outras áreas busquem esse tipo de profissional, é justamente a capacidade analítica, super importante para a interpretação de planilha e do livro de bordo. Ah! E não há mapas para ajudar.

07. Aceitar limites

Como na modalidade de regularidade não ganha a equipe que chegar primeiro, existem vários limites a serem respeitados a cada trecho, seja de velocidade ou de tempo. O engenheiro tem de estar sempre preparado para solucionar problemas inesperados, e criar soluções dentro dos limites muitas vezes impostos.
Agora um bônus, que como bons engenheiros a maioria de nós, ou grande parte, gostamos: CARROS. Então confira um pouco do Troller T4 e da prova que tivemos o prazer de participar:
 

Quer saber mais sobre a Copa Troller e o Troller T4? É só acessar troller.com.br.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários