Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

6 dicas para planejar melhor seu tempo

por Jéssica Dias | 15/12/2014
Copiado!

Por diversas vezes eu já acordei cedo, fiz minhas atividades durante o dia, voltei pra casa tarde e, ainda sim, parece que não tive nenhum progresso (quem nunca?). Com tantas distrações, como celular, TV, seriados, internet, entre outros, ficou cada vez mais difícil manter o foco e render mais durante o horário de trabalho e/ou estudo.
Assim, eu percebi que precisava planejar melhor minhas atividades, pois caso contrário teria que voltar àquela rotina de passar noites em claro pra entregar os trabalhos no prazo ou mesmo pra estudar pra alguma prova, o que a longo prazo pode ser prejudicial à saúde.
Quando planejamos efetivamente nosso tempo, podemos ser mais realistas sobre o que pode ser feito naquele tempo, evitando ficar sobrecarregado pelo acúmulo de tarefas. Isso faz a rotina ficar mais ‘estável’, um pouco menos estressante e mais produtiva.
tempo1blog-da-engenharia

Qual ferramenta pode ser usada para o planejamento?

Existem várias ferramentas que podem ser usada, como o MS Outlook®, Google Calendar®, MS Excel®, ou até mesmo a boa e velha agenda. É importante que você tire um tempo do seu dia para fazer seu planejamento, seja ao final do dia anterior ou pela manhã, antes de começar a jornada.

Quais são os 6 passos?

  1. Identifique o tempo disponível: seja realista e estabeleça o tempo que você tem para estudar ou fazer aquele trabalho. Se você, como eu, não tem os mesmos horários para todos os dias da semana, pode especificar o tempo livre para cada dia, individualmente.
  2. Planeje as atividades essenciais: as primeiras atividades são aquelas que você absolutamente precisa fazer naquele dia ou horário. Suas aulas e cursos extracurriculares, reuniões semanais e outros compromissos que você ‘não pode faltar’ são suas atividades essenciais.
    horario-blog-da-engenharia

    Atividades essenciais na semana. Ferramenta usada: Excel


     
  3. Planeje as atividades de alta prioridade: essas são as atividades que você precisa fazer de maneira mais urgente. Pode ser um relatório para seu chefe, um trabalho cuja entrega está próxima ou uma prova para a qual você precisa estudar.
  4. Planeje seu tempo de contingência: é muito importante que você tenha “folgas”, que é tempo extra para lidar com as interrupções, emergências e atividades inesperadas. Você pode até tentar pular este passo, mas ainda sim as emergências ocorrerão e atrapalharão seu planejamento.
  5. Planeje um tempo pra você: tenha um tempo disponível para você, seja para relaxar ou mesmo para trabalhar em outras metas pessoais que você tenha.tempo3blog-da-engenharia
  6. Analise suas atividades: caso você chegue ao passo 5 e não tenha tempo para suas atividades pessoais, tente revisar os passos anteriores, talvez tenha alguma tarefa que não seja tão relevante assim. Claro, sabemos que na nossa rotina de trabalho e/ou vida de estudante é difícil ter tempo pra tudo, porém precisamos ter tempo pra nós, cuidar da saúde física e mental.

No começo é mais difícil lidar com o planejamento, mas a experiência ao longo do tempo ajuda muito a adaptar e encontrar um plano que se adeque a sua vida. Lembre-se, seu tempo é o recurso mais valioso que você tem! Cuide bem dele!
Referência: mindtools.com
Imagens: Shutterstock


E você? Como planeja seu tempo? Tem alguma técnica diferente? Mudaria algo nos passos acima? Deixe seu comentário!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários