Engenharia 360

As 5 máquinas que você provavelmente não conhecia

Engenharia 360
por Victor Peron
| 13/10/2022 4 min

As 5 máquinas que você provavelmente não conhecia

por Victor Peron | 13/10/2022
Engenharia 360

Algumas vezes, a competitividade entre empresas leva às disrupções tecnológicas – pense na Apple com o iphone, por exemplo. Outras, ao aprimoramento de tecnologias já existentes – como a Amazon com a Alexa. Nem todas as inovações têm a fama e o peso; e principalmente nós, como engenheiros, devemos nos manter atualizados sobre essas inovações menos conhecidas. Pensando nisso, dentro da Mecânica, o Engenharia 360 busca aqui mostrar 5 máquinas curiosas – e inovadoras, nos seus nichos – que você provavelmente ainda não conhece.

OcenAlpha Dolphin 1

Máquinas
Fonte: Dolphin 1

Começamos essa lista com essa incrível boia que funciona por controle remoto, possibilitando salvamentos rápidos e mais seguros. O Dolphin 1 possui cerca de 13 kg, capacidade de carga de 150 kg e atinge velocidade máxima de 7 nós (13 km/h). É uma máquina que já está em operação, se difundindo rapidamente ao redor do mundo. Seu preço não é divulgado oficialmente pelo fabricante.

Saiba mais sobre o Dolphin 1 clicando aqui

Veja Também: Quais máquinas são utilizadas na construção civil?

DOK-ING MVF-5

Máquinas
Fonte: DOK-ING.hr

Mais uma máquina de resgate, da empresa croata DOK-ING. O MVF-5 é um robô operado por controle remoto capaz de lidar com diversos tipos de missões de resgate, entre eles: Reconhecimento, Combate à incêndio, Remoção de obstáculos, etc. Tendo as dimensões aproximadas de um veículo de grande porte e 8x a sua massa (16.000 kg, informado pelo fabricante), é oferecido em motores à combustão com 250hp de potência e 1050Nm de torque ou 275hp e 1257Nm. Possui capacidade de 500L de combustível e de 2.500L de água em seu reservatório de combate ao incêndio. O MVF-5 ainda não apresenta uma difusão muito grande no mercado global e seu fabricante também informa o preço apenas sob consulta.

Máquinas
Fonte: DOK-ING.hr

Saiba mais sobre o MVF-5 clicando aqui

WaterMaster

Máquinas
Fonte: WaterMaster.fi

O WaterMaster é uma máquina anfíbia projetada especialmente para o tratamento de canais com águas rasas, com operações de Dragagem, varredura, entre outros. Trata-se de um veículo capaz de se arrastar pela terra e flutuar na água, permitindo sua operação simplificada e sem cabos. Possui diversos acessórios modulares diferentes para vários tipos de serviço, conseguindo agir em águas com profundidade de até 6 metros. Infelizmente, sendo ainda uma ideia conceito, a fabricante ainda não disponibilizou uma ficha técnica para analisarmos.

Para saber mais sobre o WaterMaster clique aqui

Veja Também: As máquinas de Engenharia mais malucas e incríveis do mundo

TORO Groundsmaster series 4000

Máquinas
Fonte: Toro.com

Depois do mestre das águas, agora vem o mestre da terra – talvez os CEOs/Fundadores precisam ficar mais criativos. O Groundsmaster revoluciona o conceito de cortadores de grama; e o seu modelo 4000 apresenta a solução mais interessante para alta produtividade no assunto. Com 3 módulos cortadores, até com possibilidade de os laterais serem retraídos, possui um motor 2.2 turbodiesel com 55hp e 169Nm de torque, permitindo transportar os cerca de 2000 kg do veículo à até 26 km/h. A saber, a TORO é uma fabricante renomada de equipamentos de jardinagem, e o série 4000 já é bem difundido no mercado, sendo um modelo em linha já há vários anos.

Para saber mais sobre o Groundsmaster clique aqui

Trator elétrico Autônomo da John Deere

Máquinas
Fonte: Deere.co.uk

A John Deere é referência mundial em máquinas agrícolas e está de olho nas tendências do futuro. Ela já apresenta modelos de tratores 100% elétricos, que apresentam diversas vantagens devido ao torque em baixas rotações e o seu mais novo conceito é o seu trator elétrico autônomo. Podendo ser utilizado tanto com rodas quanto com esteiras, esse conceito apresenta um design completamente diferente do esperado para um trator, com uma economia grande de espaço inclusive por não conter cabine – já que não possui motorista. Com um motor elétrico de 670hp, consegue manter os níveis de ruído mínimos e não há emissão de gases durante sua operação.

Saiba mais sobre o trator elétrico autônomo da John Deere clicando aqui.

Então, gostou desse texto? Não esqueça de deixar sua opinião ou sugestão nos comentários!

Veja Também: Imagens que provam que os carros elétricos já eram populares há 100 anos

Engenharia 360

Victor Peron

Engenheiro Mecânico formado pela FEI cursando mestrado na Poli USP com pesquisa em interação fluido-estrutura. Possui experiência em CFD utilizando principalmente o método dos elementos espectrais em solvers de código aberto. Formação extracurricular em matemática aplicada no curso da Prandiano. Tem experiência como empreendedor entregando soluções em engenharia mecânica e também com gerenciamento de projetos na indústria. Tem interesse por máquinas térmicas, otimização, aerodinâmica e física.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo