Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça as 5 construções mais antigas do mundo

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 10/07/2019

A Engenharia existiu muito antes da modernidade, mesmo que não recebesse esse título. Uma prova são as construções mais antigas do mundo (ou ao menos o que restou delas). Neste texto, nós separamos uma listinha com algumas dessas construções.

Construções mais antigas do mundo

Na verdade, é extremamente difícil definir quais são realmente as construções mais antigas do mundo. Isso porque você pode considerar de vários pontos de vista: as que ainda estão de pé, as que realmente abrigaram pessoas, as que têm determinadas dimensões, etc. Nós consideramos qualquer construção que tenha sido feita pelo homem para um determinado propósito. Para isso, nos baseamos na lista feita por Christopher McFadden para o Interesting Engineering.

1. Göbekli Tepe (entre 8.400 a.C. a 12.000 a.C)

O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia. No topo dessa colina havia um santuário cujos restos atuais são pilares de 3 a 6 metros de altura e com 10 toneladas. Eles serviam para sustentar o telhado e há ainda, animais esculpidos nesses pilares, como raposas, leões, patos, escorpiões, etc.

construções mais antigas do mundo
Imagem: lonelyplanet.com

2. Tell Qaramel (9.670 a.C. a 11.000 a.C.)

Este atual sítio arqueológico fica ao norte da Síria e acredita-se que é a estrutura mais antiga de uma torre. Há restos de estruturas de cinco torres, a mais baixa e a mais antiga com 6 metros de diâmetro. O local fica em um ponto estratégico que já foi muito fértil e importante para o comércio.

3. Torre de Jericó (entre 8.000 a.C.)

A Torre de Jericó tinha o título de torre mais antiga até Tell Qaramel ser descoberta. A estrutura de pedra possui cerca de 8,5 metros de altura e quase 9 metros de diâmetro na base e 1,5 metros no topo.

construções mais antigas do mundo
Imagem: en.wikipedia.org

4. Çatalhüyük (entre 5.700 a.C a 7.500 a.C)

Çatalhüyük foi um assentamento neolíco que teve casas de tijolo cru que fica no sul da Turquia. Tais casas tinham plataformas para sentar e dormir e a entrada era feita pelo teto. É um patrimônio mundial da UNESCO e acredita-se que tenha abrigado cerca de 10.000 pessoas.

construções mais antigas do mundo
Imagem: pt.wikipedia.org

5. Khirokitia (entre 3.000 a.C. a 5.800 a.C.)

Khirokitia (ou Choirokoitia) fica no Chipre e foi descoberto em 1934. Os restos e objetos encontrados lá contribuíram para um grande avanço da compreensão da evolução da sociedade no local.

construções mais antigas do mundo
Imagem: pinterest.co.uk

Referências: Interesting Engineering.

antigas construções
construções
construções antigas
primeiras construções

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 incríveis soluções de engenharia para o aproveitamento de água
Aeronaves para Produção de Energia Eólica
Testamos o Novo Honda Civic EX, descubra nossa opinião sobre ele!
CEO da Tesla acredita que a população mundial vai colapsar em 2050
Conheça as 5 construções mais antigas do mundo
Engenheiros realizam impressão de materiais flexíveis em 3D
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados